Muitos estudos têm sido realizados para descobrir quais efeitos as substâncias presentes no café tem sobre o corpo humano, muitas vezes com resultados contraditórios. Para muitas pessoas, o café é uma arma necessária para enfrentar o dia, mas é complicado entender como isso, além de nos acordar, nos afeta em outras áreas.

Ação antidepressiva

A cafeína age nos receptores de adenosina, responsáveis pela sensação de bem-estar e euforia. Se você está acostumado a beber café, parar de repente pode te deixar um pouco para baixo. Tente reduzir a quantidade aos poucos antes de parar completamente.

Estimulante

A cafeína inibe o neurotransmissor conhecido como GABA, que é uma espécie de sedativo natural. Isso explica a ação estimulante do café. Quem para de beber café, talvez se sinta menos acelerado.

Abstinência

Um estudo da Universidade de Bristol, na Inglaterra, revelou que a energia que sentimos logo depois que tomamos um café é, na verdade, reflexo dos sintomas da abstinência de cafeína. Então estamos apenas alimentando nosso vício na substância.

Ação analgésica

A cafeína tem efeito vasoconstritor, combatendo dores causadas pela dilatação súbita das artérias, como a enxaqueca. Então, no começo, não beber café pode causar mais dores de cabeça.

Tipo morfina

O café tem uma ação semelhante a da morfina, amenizando ansiedade e dores. Não beber café pode, em alguns casos, causar mais estresse.

Performance feminina
Outro estudo da Universidade de Bristol analisou que depois de tomar café as mulheres lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo.

Performance masculina

O mesmo estudo revelou que os homens tomam decisões mais rapidamente e são menos agressivos quando não bebem café.

Dor de estômago

O café também estimula a produção de ácido gástrico, que pode irritar o estômago gerando dor e desconforto. Isso explica porque café dá azia. Mudar esse hábito pode fazer a pessoa se sentir melhor.

Hormônios

Acredita-se que parar de beber café faz com que o estrogênio, o hormônio feminino, circule por menos tempo na corrente sanguínea.

Ciclo menstural

Também existe a teoria de que o café pode elevar os níveis de estrogênio e causar alterações no ciclo menstrual. Então, quem quer ter um ciclo regular pode se beneficiar do fato de parar de beber café.

Doenças cardiovasculares

Não beber café pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. O café contém polifenóis, antioxidantes naturais que evitam a ação dos radicais livres, e isso protege o coração de doenças cardiovasculares.

Facilita a respiração

Para pessoas com problemas respiratórios como bronquite ou asma, beber café pode ser bom. O café estimula o aumento da frequência cardíaca ao mesmo tempo em que causa dilatação dos brônquios, facilitando assim a respiração.

Diabetes

Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que o café reduz o risco de diabetes tipo II.

Emagrece

O café também pode ajudar a perder peso porque estimula a lipólise, que é a quebra da gordura.

Rotina de exercícios

A pessoa que para de tomar café pode sentir menos motivação para ir à academia. O café é um bom estimulante para a hora de praticar exercícios físicos, pois age em partes do cérebro e da medula espinhal que estão ligadas ao processamento da dor, além de dar energia extra e diminuir a dor causada.

Sono

Um estudo publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine apontou a cafeína como inimiga das boas noites de sono principalmente quando o café é consumido na parte da tarde e da noite.

© Shutterstock