Desde que estreou nas plataformas da empresa no Brasil há algumas semanas, muitas pessoas reclamam do fato de não ser possível desativar o assistente de forma nativa
Um usuário do WhatsApp compartilhou no X um suposto truque para desativar o Meta AI, chatbot da Meta, no mensageiro. Desde que estreou nas plataformas da empresa no Brasil há algumas semanas, muitas pessoas reclamam do fato de não ser possível desativar o assistente de forma nativa.
A estratégia utilizada pelo usuário é simples: ele pediu que a inteligência artificial (IA) ignorasse suas perguntas e fingisse que ele não existia. A ideia funcionou por um tempo, mas, como o chatbot não guarda, em sua memória, as interações do usuário, ela acabou caindo por terra.
Como o usuário neutralizou o Meta AI no WhatsApp
- Antes de mais nada, vale lembrar que o Meta AI está disponível no Messenger, Instagram e WhatsApp;
- A técnica foi testada no mensageiro rival de Telegram, Signal e outros;
- A pessoa mandou uma mensagem para o chatbot pedindo que fosse ignorado, mesmo que se passassem 100 anos;
- Apesar da ordem, a IA ainda mandava, como respostas a comandos, a palavra “silêncio”, sugerindo não estar interagindo com o usuário;
- A conversa durou alguns minutos. Veja:
A publicação viralizou e instigou outras pessoas, que passaram a tentar a estratégia. Muitos alegam ter obtido sucesso. Alguns foram além e pediram que o chatbot os respondesse com emojis, nomes próprios e frases prontas, independente do comando dado. Veja alguns exemplos:
O Olhar Digital também tentou silenciar a IA, e realmente funcionou. Contudo, quando pedirmos para ela parar com a brincadeira, ela obedeceu. Veja:
Como vemos acima, a brincadeira funciona por um tempo, mas logo o Meta AI muda os parâmetros da conversa, visto que ele ainda não suporta memorização de comandos.
Mas isso pode mudar em breve. O WABetaInfo descobriu que o WhatsApp trabalha em recurso que permitirá ao chatbot armazenar detalhes compartilhados nas conversas.
Dessa forma, a IA da empresa de Mark Zuckerberg deverá responder de forma mais personalizada e eficiente, de modo que ela se recorde de gostos e estilos do usuário.
Por exemplo, se a pessoa é vegana e ela deixou isso claro ao chatbot, ele irá se lembrar disso ao fornecer receitas veganas, caso receba tal comando. O mesmo vale para preferências voltadas a livros, músicas, filmes, etc. Ou seja: se você quiser silenciar a IA da Meta por mais tempo, isso deverá ser possível, apesar de ser uma forma não convencional.
Segundo o portal, o mensageiro vai deixar o usuário acessar uma seção com todas as informações que ele armazena. Um aviso na página alerta que o “Meta AI lembra automaticamente certas partes da sua conversa para lhe fornecer respostas mais relevantes”.
Essa seção deverá estar disponível dentro das configurações do chatbot no app para Android e iOS. Por enquanto, contudo, a função está em período de testes, sendo impossível garantir que será liberado para todos.
Como “desativar” a IA da Meta?
Como falamos, desativar o Meta AI em definitivo é impossível. Contudo, você pode esconder a conversa com o chatbot arquivando-a. Basta localizar a conversa, deslizar a janela para a esquerda (ou tocar nela e segurar) e selecionar a opção “Arquivar”.
Porém, o ícone da IA, caracterizado por um círculo azul, localizado no canto inferior direito e na barra de pesquisa do mensageiro, não pode ser removido.
OLHAR DIGITAL