Bebida, que foi anunciada como novidade na festa pela Cervejaria Balbúrdia, foi retirada do cardápio na terça-feira. Notificação para a retirada do produto foi dada pelo prefeito da cidade.
Por Caroline Borges, g1 SC
Uma cerveja com aroma semelhante ao de cannabis foi barrada pela organização da Oktoberfest Blumenau 2022. A bebida, que foi anunciada como novidade na festa pela Cervejaria Balbúrdia, foi retirada do cardápio na véspera da abertura do evento, que inicia nesta quarta-feira (5). Em nota, a empresa lamentou a decisão (leia abaixo).
Procurada, a organização do evento informou à reportagem do g1 SC nesta quarta-feira (5) que a determinação para a notificação foi dada pelo prefeito Mário Hildebrandt. Informou, ainda, que o município “reitera o compromisso com as causas sociais e a missão de deixar um legado com a história da Oktoberfest”.
A Hemp, nome da cerveja, não leva cannabis e nem princípio psicoativo na fórmula. Segundo a Cervejaria Balbúrdia, ela tem apenas derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas.
A empresa esclareceu também que o rótulo (imagem acima) é registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e não contém nenhum produto ilegal. A cerveja saiu da Oktoberfest, mas será vendida em bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí, no Litoral Norte, informou a Balbúrdia.
1% do valor total destinado à prevenção
Composta pela prefeitura e o Parque Vila Germânica, a organização do evento afirmou também que desde a edição de 2018 a festa tem como objetivo atuar em causas sociais. Por isso, o repasse do valor bruto referente a 1% da venda de bebidas alcoólicas na Oktoberfest é feito ao Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas sobre Drogas (Fremad).
O valor é destinado para ações de prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas.
Íntegra da nota
“A Balbúrdia Cervejaria vem a público informar que recebeu com surpresa, no dia de hoje (4/10), notificação da Fundação Promotora de Eventos e Exposições de Blumenau (Proeb), realizadora da 37ª Oktoberfest, solicitando a retirada de comercialização da cerveja Balbúrdia Hemp da festa.
A Cervejaria lamenta a decisão da organização da festa esclarecendo que o referido rótulo tem os devidos registros no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, não contendo qualquer produto ilegal em sua composição.
Os aromas semelhantes à cannabis são derivados de terpenos botânicos extraídos de flores e outras plantas, e também do lúpulo, não possuindo qualquer princípio psicoativo.
Tais cervejas são comercializadas legalmente no Brasil e em outros países, sendo inovadoras do ponto de vista sensorial e trazendo uma experiência degustativa para os apreciadores das cervejas artesanais.
Apesar da retirada de comercialização da Oktoberfest, a Balbúrdia Cervejaria continuará presente nesta edição da festa com outras cervejas e a Balbúrdia Hemp estará disponível, a partir de hoje, nos bares da cervejaria em Blumenau e Itajaí. Ein prosit!”