Projeto Omega Green também recebeu autorização presidencial para compra do terreno onde será construído e finaliza sua licença ambiental
Publicado em: 24/01/2020

Créditos: Divulgação/ECB Group
O governo do Paraguai publicou um decreto do presidente Mario Abdo Benítez que concede regime de Zona Franca para o projeto Omega Green, a primeira planta de biocombustíveis avançados do hemisfério sul. O empreendimento será construído no país pela empresa ECB Paraguay, integrante do ECB Group, liderado pelo empresário passo-fundense Erasmo Carlos Battistella.
O regime de Zona Franca garante a manutenção das condições legais do projeto por um prazo de 30 anos, reforçando a segurança jurídica para o investimento no país. O projeto também recebeu autorização presidencial para compra do terreno onde será construído e finaliza sua licença ambiental. A decisão do governo paraguaio contribuirá com a competitividade econômica do projeto e diminuirá o custo da sua construção.
Outro passo importante dado pelo Omega Green nesse início de ano foi a conclusão do estudo de impacto ambiental, em acordo com os requerimentos e análises técnicas exigidos pelo do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do país vizinho. O complexo empresarial vai gerar 3.000 empregos diretos na fase de construção e cerca de 2.400 diretos e indiretos quando entrar em operação.
As projeções indicam um aumento estimado de US$ 8 bilhões no produto interno bruto (PIB) do Paraguai em 10 anos. O investimento previsto é de US$ 800 milhões. A produção será exportada para a Europa e América do Norte. As obras estão previstas para iniciar no segundo semestre de 2020 e o prazo de execução é estimado em 30 meses