A rede social X voltou a ser bloqueada no Brasil após ordem judicial, interrompendo o uso de um serviço que permitia driblar a suspensão
A rede social X (antigo Twitter) voltou a ser bloqueada no Brasil nesta quinta-feira (19), em cumprimento a uma nova ordem judicial que exigiu que a plataforma interrompesse o uso de um serviço de cibersegurança que estava burlando a suspensão no país.
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) disse que o X voltou a ficar indisponível no Brasil por volta das 16h desta quinta, quando a plataforma parou de utilizar os serviços da Cloudflare, empresa de cibersegurança. “Pouco antes das 16h, o próprio X parou de usar o serviço da Cloudflare, o que resultou no bloqueio”, afirmou Basílio Rodriguez Perez, conselheiro da Abrint, à agência AFP.
Volta do X por falhas no bloqueio anterior
Embora estivesse suspensa desde o fim de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes, a rede social voltou a ser acessível na manhã de quarta-feira (18). Usuários relataram conseguir acessar o X, publicar, curtir e comentar postagens, tanto via Wi-Fi quanto em redes móveis. No entanto, a versão para computador permaneceu inacessível.
O bloqueio inicial havia ocorrido após a empresa americana não indicar um representante legal no Brasil, o que levou à sua suspensão no país.
Posicionamento do X
- A rede social de Elon Musk emitiu um comunicado afirmando que o restabelecimento parcial do serviço foi involuntário.
- Segundo a nota, ao interromper o serviço no Brasil, a infraestrutura da plataforma para a América Latina também se tornou inacessível para a equipe.
- “Para continuar fornecendo o serviço ideal para nossos usuários, trocamos de operadora de rede, o que resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para os usuários brasileiros”, disse o comunicado.
- A empresa declarou ainda que espera que o serviço fique inacessível novamente em breve e que está em diálogo com o governo brasileiro para que a plataforma possa voltar a funcionar de maneira definitiva no país.
Retorno do X pode acontecer “muito em breve”
Apesar da volta do bloqueio, existe esperança de que a questão seja resolvida em breve. O X aparenta estar se movimentando para cumprir com as exigências da justiça brasileira.
O X deveria cumprir três determinações de Alexandre de Moraes que suspenderam a plataforma no Brasil. Duas já foram atendidas: o pagamento das multas e a suspensão das contas. Agora, resta apenas a nomeação de um representante legal no Brasil.
Nos últimos dias, houve movimentações para resolver este último item: informações da Folha de S. Paulo indicam que Elon Musk trabalha nos bastidores para resolver o impasse e já se reuniu com advogados brasileiros para discutir a questão. Já o Blog da Julia Duailibi, do g1, afirma que pessoas envolvidas na negociação indicaram que a rede social deverá nomear um representante legal no Brasil “muito em breve”.
OLHAR DIGITAL