Privilegiada? Com tratamento diferenciado na Globo, a nova novela das nove “Terra e Paixão”, gravada em Mato Grosso do Sul, promete ser um fenômeno. Isso porque a emissora tem escancarado a intenção e as estratégias para fazer o folhetim de Walcyr Carrasco ser a “nova Pantanal”, em um verdadeiro esquema montado nos últimos dias.
Como? A começar pela massiva e intensa divulgação, da qual só “Pantanal” teve a oportunidade nesta década. “Terra e Paixão” começou a ser promovida com imagens oficiais dois meses antes da estreia, algo totalmente incomum para a emissora, que só acontece em casos isolados, escolhidos a dedo.
Além disso, mais de um mês antes da estreia, a emissora passou a divulgar os personagens da novela “Terra e Paixão” em todas as plataformas e redes sociais, com artes e montagens preparadas especificamente para fisgar o interesse do internauta, apresentando os perfis dos mesmos e tentando promover alguma espécie de identificação.
Novela tem que bombar! Vídeos de elenco convidando público para assistir propaganda são nova estratégia
Agora, a nova da vez foi colocar o elenco para avisar todo mundo, tanto na programação, quanto nas redes sociais, que a primeira chamada da novela vai ao ar logo mais, durante o primeiro intervalo de “Travessia”, nesta terça-feira (11).
Dessa forma, a Globo não está medindo esforços para expor o esquema anti-fracasso montado para tornar “Terra e Paixão” um fenômeno tal qual o remake de “Pantanal”, que arrebatou o Brasil em 2022. Curiosamente, as duas tramas são ambientadas em Mato Grosso do Sul, que se tornou a principal aposta para a ficção da emissora nesta década.
Vale lembrar que “Terra e Paixão” já se livrou da árdua missão de tirar o horário nobre da lama, porque “Travessia” saiu do fundo do poço e tem registrado bons índices de audiência. Assim, deve entregar a faixa em alta para a substituta. Geralmente, a TV Globo costuma montar esquemas anti-fracasso quando o horário está penando do Ibope. Contudo, este não é o cenário para “Terra e Paixão”.
Novela de estimação?
De tempos em tempos, a emissora escolhe alguma novela de estimação para torná-la um fenômeno, promovendo reportagens no “Fantástico”, participação do elenco em todos os programas da casa, chamadas exaustivas, repercussão nas redes sociais e outras estratégias mais.
Além de “Pantanal”, qual outra novela nesta década ganhou tratamento semelhante? Das que estão no ar, os atores raramente comparecem a atrações como “Encontro” e “Caldeirão com Mion” e nenhuma tem matéria no “Fantástico” toda semana. “Pantanal” não saía do ar nesses programas. Até “Todas as Flores”, do Globoplay, é mais promovida que “Amor Perfeito” (das 18h), “Vai na Fé” (19h) e “Travessia” (21h).
Enquanto isso, “Terra e Paixão” começou o esquenta na internet dois meses antes de estrear. Colocar os atores para divulgarem na programação que a emissora vai exibir a primeira chamada da novela é uma nova estratégia, totalmente inédita para os padrões Globo.
Vergonhoso ou maravilhoso?
Para entusiastas de TV, o recurso soa até apelativo e desesperado, além de vergonhoso. “Sem necessidade disso tudo”, disparam alguns nas redes sociais. Já os fãs ansiosos ou telespectadores comuns, ficam ainda mais ouriçados e interessados, com vontade de ver a novela, atendendo justamente ao intuito do canal. “A expectativa da estreia só cresce e a ansiedade nem se fala”, escreveu uma internauta em um dos vídeos divulgados.
Vale ressaltar que “Pantanal” começou a ser promovida quase dois anos antes de sua estreia, mas “Terra e Paixão” tem sido menos homeopática e mais incisiva e repetitiva, para tentar repetir o sucesso. Será que vai dar bom?
Marketing é tudo… mas, por que só com algumas novelas?
Conhecedora do bom marketing, a Globo sabe como promover um produto e torná-lo um sucesso inquestionável. A dúvida que fica é: por que só com algumas novelas e não com todas? Por que “Vai Na Fé”, das 19 horas, com tanto potencial popular, não recebe metade dessa promoção? Bem como “Amor Perfeito”, das 18h. Isso sem falar em “Travessia”, que quando estreou ocupando o lugar de “Pantanal” não recebeu metade do tratamento de “Terra e Paixão”.
É certo que a faixa das 21 horas é a mais rentável para a emissora, mas todas também poderiam ser, dependendo da divulgação. Por enquanto, a promoção especial se restringe aos produtos do horário nobre e os demais que lutem. Mas… até quando?
MIDIAMAX