Um copo de suco de laranja por dia reduz risco de perda de memória
Beber apenas um pequeno copo de sumo de laranja por dia pode reduzir o risco de desenvolver demência em cerca de 50%, revela um novo e extensivo estudo.
Uma equipe de investigadores norte-americanos seguiu 28 mil homens durante 20 anos e examinou como o seu consumo de fruta e vegetais afetou a função cognitiva.
Os indivíduos que beberam um pequeno copo de suco diariamente apresentaram em média uma percentagem 47% menor de virem a sofrer de problemas de memória, seguir instruções ou de se orientarem em áreas que lhes eram familiares.
Changzheng Yuan, a líder e autora do estudo, disse que o consumo a longo prazo de vegetais, fruta e de suco de laranja “pode ser benéfico”.
A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que realizou a pesquisa, questionou os homens – com uma idade média de 51 anos – a cada quatro anos acerca do seu consumo de frutas e vegetais, revela a publicação britânica MailOnline.
O grupo com o maior consumo de vegetais ingeriu cerca de seis porções diárias, uma xícara igualando uma porção. Já o grupo com o menor consumo comeu apenas duas doses diárias.
De modo semelhante à fruta, o grupo principal consumiu cerca de três porções por dia, comparativamente ao grupo que menos ingeriu.
Em seguida, os homens foram submetidos a testes de memória e raciocínio quando atingiram os 73 anos.
Foram questionados se se recordavam ou não de acontecimentos recentes e de itens nas suas listas de compras.
O estudo apurou que no geral, 6,6% dos homens que ingeriam mais vegetais desenvolveram funções cognitivas fracas e não foram bem sucedidos nos testes, enquanto que 7,9% dos homens que comia as menores quantidades de apresentavam a menor função cognitiva.
Enquanto que o consumo de fruta não pareceu ter uma grande influência nos problemas cognitivos moderados, já beber suco de laranja teve esse efeito positivo.
O estudo, publicado no periódico científico Neurology, revelou que apenas 6,9% dos indivíduos que beberam suco de laranja começou a ter problemas cognitivos.
Comparativamente a 8,4% dos homens que ingeriram aquela bebida menos de uma vez por mês.
Yuan disse: “O papel protetivo associado ao consumo regular de suco de fruta foi sobretudo observado entre os homens mais velhos”.
“Tendo em conta que o suco de fruta apresenta geralmente um alto teor de calorias devido à presença de açúcares concentrados da fruta em si, é melhor consumir não mais do que um pequeno copo por dia”, alertou.