Tornado provoca destruição em cidade do RS; veja as fotos

Bairro São Luís foi atingido por forte e rápido vendaval nesta sexta
O bairro São Luís, em Canoas, no RS, foi atingido por um forte e rápido vendaval na tarde desta sexta-feira (18).

Conforme relatos de moradores e trabalhadores da região, o vento – sem uma direção específica – foi rápido e antecedeu a chuva.
Segundo o meteorologista do Grupo RBS Cleo Kuhn, trata-se de um tornado. “Um vento com essa característica de destruição, numa área de 400, 500 metros, indica um tornado”, afirmou.
“Não durou mais do que três minutos e provocou tudo isso que você está vendo”, conta Ismael Gonçalves, gerente da Transportadora Cadomar.
A transportadora, que fica rua Berto Círio, teve quase todo o pavilhão do depósito destruído. Telhas voaram mais de 30 metros atingindo a rede elétrica.
A Central de Leilões Canoas teve o pavilhão arrancado. Alguns dos pilares de concreto que seguravam a estrutura tombaram.
“Durou 10 segundos tudo isso aqui. Meu prejuízo é de pelo menos R$ 400 mil”, conta o proprietário.
O telhado e os aparelhos de ar-condicionado de um restaurante também foram arrancados pela força do vento e atingiram casas e carros. Uma carreta que estava com mercadorias tombou, e paradas de ônibus de ferro – encravadas no concreto – foram arrancadas.
Esteio:
Em Esteio, os bombeiros atenderam 20 chamados. A maioria por quedas de árvores e destelhamentos. Na rua das Estremosas, bairro Santo Inácio, uma árvore de grande porte caiu sobre uma casa onde havia seis pessoas, sendo quatro crianças. Ninguém ficou ferido.
Fotos: Eduardo Matos/Gaúcha.