Temer anuncia setor na PF para combater violência contra mulher
O presidente da República em exercício, Michel Temer, anunciou nesta sexta-feira, dia 27 de maio, a criação de um departamento na Polícia Federal para coordenar o combate a crimes contra a mulher.
Por meio de sua conta no Twitter, ele repudiou «com a mais absoluta veemência» o estupro coletivo da adolescente de 16 anos, cometido por 33 homens, no Rio de janeiro.
«Vamos criar um departamento na Polícia Federal tal como fiz com a delegacia da mulher na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Ela vai agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país», escreveu o presidente em exercício.
De acordo com a assessoria do presidente em exercício, Temer pretende contar com a atuação de mulheres nesse trabalho. Além disso, ele está verificando como será o formato da área, que terá uma estrutura dentro do Ministério da Justiça para coordenar o combate ao crime contra a mulher.
Temer classificou o crime no Rio como «bárbaro». «Repudio com a mais absoluta veemência o estupro da adolescente no Rio de Janeiro. É um absurdo que em pleno século 21 tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse», afirmou.
Ele escreveu que o governo está «mobilizado» para punir «com rigor» os autores do estupro e da divulgação do ato.
«Nosso governo está mobilizado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, para apurar as responsabilidades e punir com rigor os autores do estupro e da divulgação do ato criminoso nas redes sociais», disse.
O presidente em exercício afirmou que o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, convocou reunião com os secretários de segurança pública de todo país para esta terça-feira (31). «Tomaremos medidas efetivas para combater a violência contra a mulher», afirmou.
Ministro da Justiça
Mais cedo, o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, já havia divulgado uma nota à imprensa em que repudiava «veementemente o hediondo crime praticado contra uma adolescente de 16 anos».
Segundo ele, «o estupro representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido». Moraes colocou a pasta à disposição da Secretaria de Segurança do Rio para ajudar nas investigações. Ele informou ainda que o tema da violência contra a mulher será discutido em uma reunião com os secretários estaduais na próxima terça-feira.