River perde para o Boca, mas vai à final da Libertadores


Vitória por 2 a 0 no jogo de ida garante Millonarios na decisão, apesar da derrota por 1 a 0 na Bombonera

A torcida lotou a La Bombonera nesta quarta-feira e fez grande festa, mas não foi suficiente para o Boca Juniors ficar com a vaga na final da Libertadores. Os mandantes derrotaram o Boca Juniors por 1 a 0, com gol marcado por Hurtado, no jogo de volta da semifinal da competição continental. No entanto, os Millonarios avançaram à decisão, já que venceram a partida de ida por um gol a mais.

Jogadores do River comemoram a classificação.
Jogadores do River comemoram a classificação.Foto: Agustin Marcarian / Reuters

O Boca Juniors pressionou e teve as melhores chances de gol no jogo, porém só conseguiu furar a defesa do River Plate aos 34 minutos da segunda etapa. Os visitantes, inclusive, estiveram irreconhecíveis tecnicamente e pouco conseguiram criar em campo.

A partida teve uma presença brasileira: Wilton Pereira Sampaio foi o responsável por apitar o clássico decisivo, sendo auxiliado por Fabrício Vilarinho e Rodrigo Corrêa. O árbitro teve que postergar o início do jogo, já que a quantidade excessiva de papéis picados no gramado tornava o futebol impraticável.

Com a vaga garantida na final, o River Plate agora aguarda a definição do seu adversário na grande decisão da Libertadores. Na quarta-feira, o Flamengo recebe o Grêmio, no Maracanã, às 21h30. Na partida de ida, as equipes brasileiras ficaram em um empate por 1 a 1.

O jogo

A primeira chance da partida foi do Boca Juniors. Impulsionado pela torcida, o time chegou após cruzamento de Buffarini na área. Almendra desviou de cabeça e a bola sobrou para Ábila, que finalizou forte na rede pelo lado de fora. Aos 21 minutos, os mandantes balançaram as redes, mas o gol foi anulado. Isso porque a bola desviou na mão de Más antes de sobrar para Salvio marcar.

O único chute no gol do River nos 45 minutos iniciais foi em uma cobrança de falta da intermediária na qual Fernández tentou surpreender Andrada, que estava adiantado. No entanto, o goleiro voltou à meta e fez a defesa. No último lance de perigo do primeiro tempo, Enzo Pérez tentou cortar uma bola dentro da área e mandou contra o próprio gol. Armani mostrou reflexo para defender.

publicidade

Jogadores do Boca foram aplaudidos pela torcida após eliminação.
ogadores do Boca foram aplaudidos pela torcida após eliminação.Foto: Agustin Marcarian / Reuters

O Boca Juniors foi para o abafa na segunda etapa e quase marcou. Ábila escorou lançamento por cima da zaga para Mac Allister, que pega de primeira e a bola passa rente à trave direita. O jogo ficou sem ter chances de gol até os 34 minutos, quando Mac Allister cruzou a bola na área, Zárate desviou de cabeça e Hurtado apareceu na segunda trave para empurrar para as redes.

O Boca tentou marcar o segundo gol em bolas alçadas na área e quase foi às redes novamente. Primeiro, Más testou e a bola foi rente à trave direita. No fim, Lisando López cabeceou no canto esquerdo e Armani caiu para fazer a defesa e garantir o River na final da Libertadores.

FICHA TÉCNICA

BOCA JUNIORS 1 X 0 RIVER PLATE

publicidade

Local: La Bombonera, em Buenos Aires-ARG

Data: 22 de outubro de 2019, terça-feira

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)

Assistentes: Fabrício Vilarinho (Fifa-GO) e Rodrigo Corrêa (Fifa-GO)

VAR: Victor Jugo Carrillo (PER)

Cartões amarelos: Mac Allister, Marcone, Tévez (Boca Juniors); De La Cruz, Enzo Pérez, Paulo Díaz (River Plate)

GOL: Hurtado (34 minutos do segundo tempo)

publicidade

BOCA JUNIORS: Andrada; Buffarini, Lisandro López, Izquierdoz; Más, Almendra (Zárate), Marcone, Salvio, Mac Allister (Villa); Tévez e Ábila (Hurtado). Técnico: Gustavo Alfaro

RIVER PLATE: Armani; Montiel, Lucas Martínez, Pinola, Casco (Paulo Díaz); Enzo Pérez, Palacios, Ignacio Fernández, De La Cruz; Borré (Lucas Pratto) e Matías Suárez (Scocco). Técnico: Marcelo Gallardo

Fonte: Terra