O Google Lens ganhou atualização para usuários dos Estados Unidos. A partir de agora, com apenas um clique, será possível visualizar opiniões de produtos em lojas físicas, comparar preços e acessar a disponibilidade de estoque.
Segundo a plataforma, o recurso foi possível de ser desenvolvido graças aos avanços na tecnologia de reconhecimento de imagem de inteligência artificial (IA). O modelo é alimentado por dados de mais de 45 bilhões de inventários de varejistas vinculados ao Shopping Graph.
O Lens é usado para quase 20 bilhões de pesquisas visuais todo mês e 20% dessas buscas são focadas em compras. De acordo com o Google, 72% dos estadunidenses dizem que usam smartphones enquanto fazem compras na loja e mais da metade diz que saiu de mãos vazias porque não se sentiu confiante o suficiente para comprar.
“Esse novo recurso pode dar aos compradores informações e confiança necessárias para tomar uma decisão na hora”, diz o comunicado. Neste momento, a ferramenta estará disponível para produtos de beleza, brinquedos ou eletrônicos, incluindo lojas da Target, Ulta Beauty, Sally Beauty Supply, Macy’s e Nordstrom.
Basta tocar no ícone do Lens na barra de Pesquisa para experimentar as atualizações na loja, que estão disponíveis no aplicativo do Google para Android e iOS para usuários dos EUA que optaram por compartilhar sua localização precisa.
Além do Google Lens, novidades para compras pelo Maps
De olho nas festas de fim de ano, o Google anunciou que vai facilitar a localização de produtos buscados pelos consumidores. Basta pesquisar um item, como um suéter festivo, para descobrir lojas próximas que o vendem e navegar pelo inventário relevante.
“Você pode pesquisar produtos, incluindo produtos para casa, eletrônicos, roupas e muito mais, bem como itens de supermercados ou varejistas”, informou a big tech. A pesquisa de produtos no Maps será lançada nos EUA nas próximas semanas.
“Esperamos que esses recursos ajudem você a se estressar menos, fazer compras e passar mais tempo com amigos e familiares durante as festas de fim de ano”, completou a gigante das buscas. OLHAR DIGITAL