Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF) apreenderam dois fuzis, 14 pistolas, munições e toneladas de maconha acondicionadas em grandes caixas de madeira da sexta-feira (17) em Palotina, na região oeste do Paraná e a Operação continuou ainda ontem , onde um ex-policial foi preso, em Quatro Pontes, ele era o chefe desta perigosa organização criminal, já em Marechal Cândido Rondon, um empresário foi preso, na Operação Policial, ele ainda tentou fugir, mas não obteve êxito.
A droga ainda será pesada, mas provavelmente é a maior apreensão de maconha realizada este ano no estado, e uma das maiores do país.
A investigação teve início a partir de informações levantadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Foz do Iguaçu (PR). A suspeita inicial era de uma rota de tráfico de armas e drogas que abasteceria a criminalidade organizada que atua no Rio de Janeiro.
Um dos fuzis apreendidos é de calibre 762. O outro, calibre 556. Ambos têm alto poder destrutivo. Também foram apreendidos quatro kits rajada, acessório que transforma pistolas em armas automáticas, além de um pacote de haxixe.
A maioria dos itens apreendidos estava escondida em um galpão, na cidade de Palotina. Durante as diligências, um homem e uma mulher foram presos em flagrante.
A operação conjunta da PF e da PRF cumpriu mandados de busca e apreensão em outros três locais, todos na região oeste do Paraná.
O esquema teria o envolvimento de várias pessoas da região, principalmente de Palotina e algumas de Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes, incluindo um ex-policial Militar.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Durante a ação, ao menos três veículos de alto padrão com alerta de roubo foram recuperados: duas caminhonetes e um automóvel de luxo.
Uma das caminhonetes havia sido roubada em maio de 2019, no município de São Gonçalo (RJ). A outra, em Magé, também no Rio de Janeiro, em janeiro do ano passado. Já o carro de luxo foi furtado na cidade de São Paulo (SP), em maio de 2018.
O fato de as duas caminhonetes terem sido roubadas no estado do Rio de Janeiro reforça a conexão entre crimes violentos e o tráfico de armas e drogas.
A ocorrência será encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra.
Balanço preliminar da ação conjunta da PF e PRF:
– Sete grandes caixas de madeira com toneladas de maconha (a ser pesada);
– Um pacote de haxixe;
– Dois fuzis, um deles de calibre 762 e outro, 556;
– 14 pistolas;
– 4 kits rajada (acessório que transforma pistolas em armas automáticas);
– Duas pessoas presas (um homem e uma mulher);
– Três veículos com alerta de roubo recuperados (duas caminhonetes e um automóvel de luxo).
Pesagem da droga concluída por volta das 22 horas : 8.281 quilos de maconha.
É a maior apreensão de maconha realizada este ano pela Polícia Rodoviária Federal em todo o país.
Até então, a maior apreensão feita em 2020 pela PRF havia sido registrada em Rio Brilhante (MS), no último mês de fevereiro, quando 2,6 toneladas da droga, haviam sido retiradas de circulação.
Em breve mais informação.
Por Marechal News