Polícia Federal (PF) apreendeu aproximadamente meia tonelada de cocaína em um barco que navegava pelo município de Afuá, no Pará, na noite desta segunda-feira, dia 03 de setembro. A embarcação foi levada para Belém para registro da ocorrência e medição exata da droga recolhida.
A apreensão faz parte de um conjunto de ações realizadas pela PF no Pará em cooperação com organismos internacionais para intensificar o combate ao tráfico na região.
Em outra ação, também realizada nesta segunda-feira, a PF apreendeu um barco abandonado com US$ 290 mil na Base Anzol, em Tabatinga, no Amazonas.
Os policiais suspeitam que o dinheiro esteja relacionado ao tráfico de drogas na região, mas não houve prisão.
A Polícia Federal tem intensificado as ações no norte do país e já apreendeu mais de 2 toneladas de cocaína somente no Pará.
No último domingo (2), uma equipe apreendeu 230 quilos da droga na calha do Rio Solimões. O carregamento estava sendo transportado por cinco indivíduos em uma lancha em direção a Manaus. Além das drogas, foram encontradas munições e R$ 33 mil em espécie no interior da embarcação.
Na semana anterior, os policiais já tinham recolhido mais de 1 tonelada de cocaína na Vila dos Cabanos, também no Pará, com a cooperação do DEA (Drug Enforcement Administration), órgão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que cuida da repressão e controle de narcóticos.
Nesta ação, duas pessoas foram presas em flagrante quando tentavam retirar a droga de uma caminhonete e colocar dentro de uma embarcação que iria para a Europa.
A PF também intensificou os esforços no mês de agosto para encontrar seis dos dez traficantes mais procurados do país. Da lista que compunham os dez mais procurados, quatro já foram presos pelas equipes.
Um deles é Luís Carlos da Silva, o Bolão, preso em Corumbá, em Mato Grosso do Sul, localizado em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e que pertencia à facção criminosa atuante no tráfico internacional de drogas.