Ação foi realizada em cinco municípios do Estado
Foi desencadeada nesta quinta-feira 25/11, a quarta fase da Operação “Importunus”, que teve o objetivo, desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro realizado por integrantes de uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Mato Grosso do Sul. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Regional de Polícia de Bataguassu e do Núcleo Regional de Inteligência de Bataguassu.
Segundo a Polícia Civil, nesta fase, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva em cinco municípios do estado: Bataguassu, Campo Grande, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, além de 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Bataguassu, Santa Rita do Pardo e no Estabelecimento Penal de Três Lagoas.
Dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos no Estabelecimento Penal da Gameleira em Campo Grande e um no Estabelecimento penal de Três Lagoas, este último em face do líder da célula da organização criminosa, que seria o responsável por promover, organizar e dirigir a atividade dos demais membros da organização criminosa de dentro do Presídio de Três Lagoas.
Também foram cumpridas simultaneamente, ordens judiciais de bloqueio e sequestro de contas bancárias utilizadas pela organização criminosa para movimentar o dinheiro do tráfico.
No decorrer da operação foram localizadas grande quantidade de maconha, cocaína e droga sintética K4. Cinco pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes foram presas em flagrante.
Números
Após sete meses de investigações, a Polícia Civil identificou e prendeu 11 integrantes da organização criminosa que atuavam na promoção do tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos municípios de Bataguassu e Santa Rita do Pardo. Ainda teve outras 15 pessoas que atuavam paralelamente ao grupo criminoso adquirindo drogas com a organização criminosa para venda nas cidades de Santa Rita do Pardo e Bataguassu.
Ao todo, durante as investigações, 26 pessoas foram presas dentre membros da organização criminosa e traficantes. Houve ainda a efetivação de bloqueios de contas bancárias utilizadas pela organização para a movimentação do dinheiro proveniente do comércio de drogas. A operação contou com a participação de 52 policiais civis,.
Nome da operação
A operação desencadeada hoje está inserida dentro da “Operação Boas Festas” promovida pela Polícia Civil, com o objetivo de retirar criminosos de circulação e aumentar a segurança da população durante as festas de final de ano.
midiamax