ampo Grande (MS): Desde o final do mês de junho, a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furto de Veículos –
Leandro Silva
DEFURV investiga uma série de sequestros relâmpagos que se estenderam até esta quarta-feira (31). As ações tiveram início no dia 25 de junho, quando foi roubada uma camionete Toyota Hilux no bairro Coophatrabalho, oportunidade em que a vítima foi mantida em cárcere por diversas horas.
Durante as investigações, o veículo foi recuperado e Leandro Silva (33 anos – motorista de aplicativo de transporte de passageiros) preso no dia 4 de julho por força de Mandado de Prisão Preventiva representado pela Especializada.
Fernanda Tomé de Oliveira (23 anos – responsável pelo cárcere da vítima), foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas no dia 12 de julho, também pela DEFURV.
Fernanda Tomé de Oliveira
Mesmo com as prisões, as investigações tiveram continuidade, uma vez que ainda faltava a identificação de outros me mbros da quadrilha, bem como mandantes que dissimulavam suas identificações por meio de apelidos e utilização de pessoas que não se conheciam entre si.
Entre os dias 16 e 26 de julho foram roubados outros quatro veículos (Ford Fiesta; Ford Ka; Hyundai Creta, e Chevrolet Prisma), o que demonstrava a intensa agressividade da quadrilha e seus mandantes, que sempre – sob ameaça de arma de fogo – mantinham as vítimas em cárcere até que os veículos roubados chegassem à Bolívia.
Jhonathan Dulmonte da Silva (22) foi preso em flagrante delito no dia 26 de julho, pela Polícia Rodoviária Federal, enquanto transportava o veículo Chevrolet Prisma.
Ronaldo
Michel
Durante as investigações, apurou-se que Gislaine Chevalier Ribeiro de Almeida (32), Ricardo José dos Santos (40) e Jhonathan Fermino da Silva (20) integravam a quadrilha, sendo que R.F.S (30 anos) e H.Z.F. (36 anos) atuavam como mandantes.
No dia 31 de julho, a Polícia Militar prendeu em flagrante delito Michael Vera Cruz de Almeida (30) e Ronaldo de Andrade Costa (23), sendo que Abraão Ferrarezi Lima (18) e Davi Vitor Mendes (21) morreram no confronto policial, em razão da subtração do veículo modelo RAV 4, ocorrida no Bairro Santa Fé.
Diante das ações ocorridas no dia 31 de julho, e em razão de as diligências terem sido ininterruptas, a DEFURV deflagrou operação, a fim de prender os demais autores por integrarem Organização Criminosa. Assim, em continuidade ao flagrante, foram presos Gislaine Chevalier Ribeiro de Almeida Ricardo José dos Santos, Jhonathan Fermino da Silva e Jessyka Midyan Delgado Manoel (27).
Como agiam os autores:
Com cada função previamente estabelecida, em explícita divisão de tarefas a fim de impedir a identificação de todos integrantes, R.F.S (30 anos) e H.Z.F. (36 anos) – internos do Sistema Penal – “encomendavam” os carros a seus comparsas que estavam em liberdade.
Davi
Abrãao
Davi Vitor Mendes, Michael Vera Cruz de Almeida, Abraão Ferrarezi Lima e outros dois indivíduos (que não poderão ter maiores detalhes divulgados, pois ainda não foram presos), eram responsáveis pela execução da subtração: abordagem à vítima, voz de assalto e manutenção do cárcere.
Leandro Silva (33) e Ricardo José dos Santos (40) – motoristas de aplicativo de transporte de passageiros – eram contratados para dirigirem o carro de apoio, que seria usado para buscar e levar os autores em suas respectivas residências, bem como outros serviços necessários.
As mulheres Fernanda Tomé de Oliveira, Gislaine Chevalier Ribeiro de Almeida e Jessyka Midyan Delgado Manoel, auxiliavam na articulação entre os executores “de rua”, cárcere das vítimas e até mesmo tráfico de drogas.
Ronaldo Andrade Costa (23) e J.F.S. (20) eram os motoristas responsáveis pelo transporte dos veículos até a Bolívia.
Gyslaine
Jéssica
O veículo utilizado para a prática do roubo do automóvel Ford Fiesta também foi apreendido nesta quarta-feira (30).
Vale ressaltar que os mandantes R.F.S (30 anos) e H.Z.F. (36 anos) – hoje internos do Sistema Penal – foram presos no ano de 2018 pela DEFURV também em razão de participação em diversos roubos de veículos e caminhões ocorridos na Capital.
A Defurv agradece a todos os parceiros da investigação, em especial, Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos – Derf; Delegacia Especializada de repressão a Roubo a Banco e Resgate a Assaltos e Sequestros – GARRAS; Delegacia de Repressão aos Narcotráfico – Denar; Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário – DEPACs; Instituto de Identificação; Instituto de Criminalística; Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário; Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar/Choque.
Uma Coletiva de Imprensa será realizada às 14h desta quinta-feira (1º), na Delegacia Geral da Polícia Civil, localizada na Av. Desembargador Leão do Carmo Neto, Parque dos Poderes.
Jhonathan
Ricardo