programa de Transplante de Medula Óssea do Hospital Brasília, Andresa Melo, responde perguntas recorrentes sobre doação de sangue.
Confira:
1) Doar pode prejudicar a saúde?
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde. Desde que sejam respeitados os critérios necessários para aptidão a doação, não há danos à saúde do doador.
2) Só maiores de idade podem doar sangue?
Não. Porém, menores de 18 anos (a partir dos 16 anos) devem apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião.
3) Qual o peso ideal?
Para doar sangue é necessário pesar mais de 50 quilos.
4) Idosos podem doar sangue? Até quantos anos?
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Entretanto, é necessário que idosos tenham realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos.
5) Doar engorda ou emagrece?
Doação de sangue não interfere no seu peso corporal.
6) Quais as principais doenças que contraindicam a doação sangue?
As principais contraindicações são: câncer, algumas doenças autoimunes, cirrose, diabetes, cardiopatias, doença renal crônica, hepatites virais (B e C), HTLV e HIV.
7) Mulheres podem doar sangue durante o período menstrual?
Sim, desde que possuam sangramento menstrual normal e estoque de ferro adequado.
8) Quem tem piercing e tatuagem pode doar?
Pode, mas a pessoa precisa respeitar o intervalo de 12 meses, tanto para piercings quanto para tatuagens. Caso o piercing seja colocado na boca ou região genital, aguardar 12 meses após a retirada do acessório.
9) Mulheres grávidas ou que estejam amamentando podem doar?
Gestantes não podem doar. Lactantes podem doar desde que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses e a candidata possua estoque de ferro normal.