O cérebro humano está diminuindo. Sabe por quê? –
Todo mundo sabe que o cérebro é um órgão complexo. Responsável por praticamente tudo o que nossos corpos fazem, o cérebro humano é poderoso e difícil de entender. Muita gente acredita que ter um cérebro maior em tamanho equivale a uma função cerebral mais alta. Se seguíssemos essa lógica, o cérebro humano do século XXI deveria ser maior do que o cérebro de séculos e milênios passados. No entanto, pesquisas recentes sugerem que nossos cérebros realmente encolheram nos últimos 3.000 anos. Essa descoberta está mantendo os pesquisadores ocupados na busca do motivo de nossos cérebros estarem ficando menores.
Senso comum –
As pessoas gostam de pensar que há uma correlação positiva entre o tamanho do cérebro e a função cognitiva. Ou seja, quanto maior o cérebro, mais poderoso ele é.
A lógica por trás disso –
Essa crença talvez decorra do entendimento de que um cérebro maior tem mais neurônios e, portanto, pode operar com maior poder e função.
Conclusão natural – Por essa lógica, esperaríamos que o cérebro humano crescesse em tamanho à medida que a espécie humana evoluísse. Nos tornamos mais inteligentes, então deveríamos ter cérebros maiores, certo?
Descobertas surpreendentes –
De acordo com descobertas recentes, no entanto, parece que esse não é o caso. Pesquisas emergentes levaram os cientistas a questionar sua compreensão do cérebro.
O estudo – Em 2021, uma equipe de antropólogos do Dartmouth College publicou um estudo que sugere que o cérebro humano encolheu o equivalente a quatro bolas de ping-pong nos últimos 3.000 anos.
A confusão –
Isso deixou os pesquisadores intrigados, pois foi nessa época (3.000 anos atrás) que grandes progressos tecnológicos foram feitos. Pela primeira vez, os humanos circularam pelo mundo e formaram civilizações complexas.
Explicações possíveis –
Pesquisadores vieram com uma série de hipóteses para explicar por que o tamanho médio do cérebro humano diminuiu ao longo desses três milênios.
Improvável fonte de inspiração –
A primeira hipótese é baseada no que sabemos sobre o cérebro das formigas. Apesar da diferença óbvia de tamanho, os cérebros de algumas espécies de formigas são assombrosamente semelhantes aos nossos.
Agricultura de formigas –
Sabia, por exemplo, que algumas espécies de formigas até praticam uma forma de agricultura, que envolve o cultivo e a colheita de enormes quantidades de fungos dentro de seus ninhos? Animais extraordinários, de fato.