Nubank, Mercado Pago e Google se juntam por inovação em pagamento digital

A Zetta, como será chamada, também conta com a participação de cinco fintechs: Creditas, Banco Inter, Grupo Movile, Hash e Iugu.

“Juntas, as associadas somam forças para seguir com seu papel crucial no incentivo à inclusão e ao progresso financeiro da população brasileira e no fomento do empreendedorismo, por meio da digitalização”, afirmaram as companhias em nota.

“A Zetta é um fórum para debates de inovação e modernização do setor. E colocará sempre os interesses dos clientes em primeiro lugar”, afirma o presidente da associação e diretor de Relações Institucionais do Nubank, Bruno Magrani.

Ainda em nota, as empresas da nova associação afirmaram que também pretendem reduzir as burocracias do sistema financeiro e aumentar a competição do setor.

“Defendemos a continuação da transformação dos serviços financeiros, provando que, aliados à tecnologia, eles podem, sim, ser um espaço humanizado, inclusivo e democrático”, ressalta Marcelo Lacerda, diretor de Políticas Públicas do Google.

A fundação da Zetta vem em conjunto com o lançamento do primeiro estudo elaborado pela entidade.

Segundo o levantamento, de acordo com dados das associadas, o número de clientes com cartão de crédito ativo aumentou 29% entre fevereiro e novembro do ano passado. Além disso, usuários de todas as faixas de renda passaram a realizar mais compras parceladas no cartão de crédito.

“Esse dado coincide com o aumento das buscas pelo termo, e mostra a relevância desta alternativa de pagamento em um cenário de incerteza”, afirmou a associação em nota.

O levantamento também identificou a importância das empresas de tecnologia durante a pandemia e utilizou dados de busca por termos relacionados a serviços digitais, como cartão de crédito e abertura de conta digital neste cenário.