Sistema usa duas redes agrometeorológicas e imagens NVDI
Vinícius Melo, gerente de engenharia da Valmont Brasil, apresentou em primeira mão ao Agrolink a tecnologia Irriger Conect, que informa o que é preciso em termos de irrigação: a quantidade certa e quando aplicar. Atualmente, os dados fornecidos pelas redes públicas de agrometeorologia são muitas vezes questionados e considerados limitados ou imprecisos.
“Por exemplo: eu tenho uma irrigação programada para os próximos cinco dias. Então, se eu preciso aplicar oito milímetros hoje, cinco milímetros amanhã e dois milímetros depois de amanhã, o software dá essa variação de quanto e quando irrigar – e isso é muito importante para o crescimento da planta”, explica.
De acordo com Melo, “o diferencial do aplicativo é que, além dos dados coletados pelo consultor da Valmont na própria fazenda (como amostragens de solo e outros), ele possui confiabilidade na previsão do tempo. Nós utilizamos a rede agrometeorológica da própria Irriger e uma segunda rede, independente”.
O gerente de engenharia da Valmont Brasil revela que o Irriger Conect utiliza ainda imagens NVDI (Mapeamento do Vigor Vegetativo, na sigla em inglês). Trata-se de imagens captadas por satélite que podem ser utilizadas para definir a necessidade de irrigar a lavoura. Confira a entrevista na íntegra:
Fonte: Agrolink