As manchas são conhecidas como buracos coronários (ou seja, em formato de coroa).
Por g1
A Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, fez uma imagem do sol que lembra um rosto sorrindo —a própria agência espacial que escreveu, como brincadeira, que capturou “o sol sorrindo”. A foto foi divulgada na quarta-feira (26).
“Essas manchas escuras no sol, que são identificadas com luz ultravioleta, são conhecidas como buracos coronários (ou seja, em formato de coroa), e são regiões onde o vento solar sai com força para o espaço”, afirmou a agência.
Mais luz nos polos da Terra
Segundo o jornal “The Guardian”, os especialistas afirmam que esses buracos do sol podem significar que haverá uma tempestade solar (uma erupção de massa e energia da superfície solar que, por sua vez, deformam o campo magnético da Terra; na prática, isso só faz com que mais luz seja vista nos polos Norte e Sul).
Observatório do sol
A Nasa tem um observatório do sol que tem como função estudar como a atividade solar é criada e impulsiona o clima no espaço. Esse observatório existe desde 2010. O trabalho consiste em medir o interior, a atmosfera, o campo magnético e a produção de energia do Sol.