Equipamento desenvolvido por empresa russa custa mais de meio milhão de reais e já teve as primeiras unidades vendidas
- TECNOLOGIA E CIÊNCIA
- Pablo Marques, do R7
A empresa russa Hoversurf levou para os salões da CES 2019, em Las Vesgas, nos EUA, a moto voadora Hoverbike S3 2019. O equipamento está em desenvolvimento há alguns anos e lembra um grande drone com a capacidade de carregar um passageiro.
A estrutura de fibra de carbono é leve o suficiente para voos a até cinco metros do chão e para atingir a velocidade máxima de 96 km/h.
No entanto, segundo a estimativa do fabricante, as baterias permitem voos que podem durar de 10 até 25 minutos. Um modo que guiar a moto por controle remoto, como um drone, pode ampliar essa autonomia para 40 minutos.
As quatro hélices são movimentadas por motores elétricos independentes. Para controlar a altura e o sentido de deslocamento, o piloto utiliza dois joysticks.
A moto voadora custa 150 mil dólares, cerca de R$ 600 mil, e a empresa já recebeu encomendas. No ano passado, a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, adquiriu algumas unidades para equipar seus policiais.
O comprador também precisa desembolsar mais 10 mil dólares, cerca de R$ 40 mil, para receber um treinamento de três dias antes de arriscar o primeiro voo. R7