Morre ex-secretário de estado, que ajudou criar MS
Da Redação
Faleceu hoje em Campo Grande aos 94 anos o engenheiro agrônomo Afonso Nogueira Simões Correa. Técnico de reconhecida capacidade e enormes serviços prestados ao Estado, Simões Correa exerceu atividades públicas e privadas e foi um dos membros da comissão especial organizada para dividir o estado de Mato Grosso e organização e instalação do novo estado de Mato Grosso do Sul.
Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Harry Amorim Costa.
Seu corpo está sendo velado na Capela Parque das Primaveras e será sepultado às 9 horas. Afonso ia completar 70 anos de casamento: deixa sete filhos, 14 netos e 12 bisnetos.
Afonso Nogueira Simões Correa nasceu em Maracaju, diplomou-se engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Viçosa em 1945 e pós graduou-se em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi funcionário concurso do Ministério da Agricultura onde exerceu diversas funções de chefia e cargos em comissão, entre eles, vice-diretor do Instituto de Zootecnia, diretor geral do departamento de promoção agropecuária, Codiretor Brasileiro do Escritório Técnico de Agricultura (ETA) da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional, foi também Ministro Interino de Agricultura.
Foi também professor das Universidades Federais de Viçosa e Rural do Rio de Janeiro. Em uma das últimas homenagens que recebeu do CREA-MS, disse que “Eu não tenho grandes méritos, os únicos méritos que eu tive na vida foi de cumprir o meu dever com muita seriedade. Eu realmente trabalhei além do normal no serviço público. Não acho que eu não tenha feito nada além do normal, apenas cumpri o meu dever”.