Aparelhos precisam estar na versão 10.3.4 ou atualização terá que ser feita com a ajuda de um computador até as 21h deste dia 2 de novembro.
A Apple anunciou em uma página de suporte que usuários do iPhone 5 precisam fazer uma atualização do sistema operacional do aparelho até este sábado (2). Sem ela, aplicativos como a App Store, e-mail, navegador web ou serviço de armazenamento em nuvem iCloud deixarão de funcionar.
A data oficial para a correção do problema é meia-noite do dia 3 de novembro. Mas, por causa do fuso horário do Brasil em relação ao Tempo Universal Coordenado (a partir de onde os fusos são calculados), a atualização precisa ser feita até as 21h do horário de Brasília, no dia 2 de novembro, o próximo sábado.
O problema, segundo a Apple, não afeta iPhone 5S ou 5C. A questão é que um mecanismo de data e hora no sistema do GPS, que deixará de apresentar informações precisas. Alguns dispositivos com GPS medem o tempo em semanas e, quando a contagem chega na semana 1.024, ela retorna a zero.
Esse “reset” do contador vai afetar aplicativos que precisam dessas informações mais precisas de data e hora — justamente esses que estão previstos para parar de funcionar.
Sem o iCloud e funções de navegação, não será possível fazer backup e atualizar o smartphone com uma conexão wireless. Se o aparelho não receber a atualização, será preciso fazer isso com a ajuda de um computador.
Modelos mais antigos
Além do iPhone 5, modelos fabricados em 2012 ou antes, deverão ser atualizados para não ter problemas com a localização. No caso dos iPads, isso só vale para os que têm Wi-Fi + celular. os que só têm Wi-Fi não serão afetados.
Como atualizar
- Abra o aplicativo “Ajustes”;
- Clique em “Geral”;
- Depois clique em “Atualização de Software”;
- Veja a versão o iOS necessária conforme os aparelhos abaixo:
- iOS 10.3.4, para iPhone 5 e iPad quarta geração com Wi-Fi + celular;
- iOS 9.3.6, para iPhone 4s, iPad mini (primeira geração com Wi-Fi + celular), iPad 2 (Wi-Fi + celular (CDMA), iPad (terceira geração, com Wi-Fi + celular
Problemas na atualização de data e hora em softwares são comuns na tecnologia e o mais notório foi o “bug do milênio”, em que computadores não conseguiram fazer a atualização na virada do ano 1999 para o ano 2000. Recentemente, divergências nas informações de data e hora levaram celulares Android no Brasil a mudar para o horário de verão, mesmo ele tendo sido revogado este ano.
Fonte: G 1