Facebook: novo vírus se espalha pela rede; saiba como removê-lo
Oi, Ronaldo! Talvez você possa me ajudar. Nessa semana começou a aparecer postagens no meu perfil com uma história de traição onde o marido encontra a esposa tendo uma relação íntima com o amante. O problema é que eu não compartilhei esse post, e também não marquei os meus amigos. Mas nessa publicação aparece eu com mais 94 pessoas. Como faço para remover esse vírus? Aline
Olá, Aline! O problema que você está enfrentando, também já foi relatado por outros leitores. O que provavelmente está acontecendo em sua conta no Faebook é que foi instalado no navegador de internet do seu computador algum complemento malicioso. A praga virtual responsável pelas publicações no seu perfil realiza a prática de ‘phishing’ (roubo de informações eletrônicas). Além de obter as suas credenciais no Facebook, ela também realiza postagens com o objetivo de redirecionar a uma página falsa todos os seus amigos que clicarem sobre os links. Nessa página, será requerida a instalação de uma extensão falsa, a qual também irá realizar postagens nos perfis de que permitir a sua instalação.
Para remover a praga virtual, é preciso seguir os seguintes passos:
Google Chrome
1 – Abra o navegador e digite chrome://extensions/ na barra de endereços.
2 – Remova todas as extensões suspeitas instaladas, clicando no ícone em formato de lixeira ao lado da descrição da extensão.
Internet Explorer
1 – Abra o navegador e selecione a opção “ferramentas” posicionada no canto superior direito do programa.
2 – Clique em “Gerenciar Complementos”, localize a aba “barras de ferramentas e extensões”, selecione extensões suspeitas e clique no botão desabilitar, no canto inferior direito.
Mozilla Firefox
1 – Abra o navegador e clique no menu principal.
2 – Localize no canto superior direito a opção “complementos”, clique em “opções” e remova todas as extensões suspeitas, clicando no botão desativar.
Permissões de aplicativos no Facebook
Independente do navegador usado pelo leitor, também é recomendável que seja revistas todas as permissões concedidas a aplicativos de terceiros que possam postar em nome do dono do perfil. Para revisar as permissões de aplicativos, clique nesse link e remova todos os aplicativos suspeitos ou que você não lembrar qual a sua finalidade.
Como evitar ser marcado nas postagens maliciosas
O ideal é que nas configurações de privacidade esteja habilitada a opção que permite a análise prévia antes que o conteúdo seja publicado. Para habilitá-la, siga os passos abaixo:
– Acesse o perfil no Facebook, clique no ícone em formato de cadeado e após na opção “Configurações”. Ou se preferir, nesse link.
– Clique na opção privacidade, edite a permissão que corresponde a quem pode postar na linha do tempo do seu perfil. Deixe apenas a opção “somente eu”.
– Ative a análise das publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha de tempo.
>>> Como identificar o modelo de memória instalada no PC?
Eu pretendo aumentar a memória do PC para deixá-lo mais rápido. Mas não tenho certeza sobre qual o modelo instalado. Você tem alguma sobre como identificar qual é o modelo de memória compatível com o meu computador? Guilherme
Olá, Guilherme! Para identificar quais são as especificações do módulo de memória RAM instalado no seu PC, você pode usar um programa gratuito chamado CPU-Z, disponível para download nesse link aqui. Através desse programa é possível obter todos os detalhes necessários para a identificação do modelo de memória que você precisa.
>>> Privacidade das informações contidas numa planilha armazenada no Google Drive
Aquela planilha que você ensinou a criar no Google Drive corre o risco de ser acessada por outras pessoas enquanto ela estiver na internet? Neusa
Olá, Neusa! A planilha de controle de gastos pessoais é criada numa área restrita, para acessá-la será necessário informar as credenciais de segurança do proprietário da conta no Google Drive. Para garantir a segurança da informações contidas na planilha, é preciso ter a mesma precaução com o acesso indevido aos e-mails no Gmail.
Fonte: G 1