Exército faz operação para fiscalizar comércio de armas e explosivos
A 9ª Região Militar, que compreende Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, iniciou nesta quarta-feira (20) a Operação Dínamo V. Serão feitas fiscalizações em empresas que lidam com explosivos, artigos químicos, armas e munições, por meio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados.
As ações contarão com o apoio da Polícia Militar dos dois estados, além da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil, Secretaria de Estado de Fazenda, Bombeiro Militar, Polícia Federal e do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.
A operação ocorre nos dois estados com o objetivo de intensificar a fiscalização de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos e correlatos. Serão vistoriadas documentações; condições de segurança; do controle da produção e estoque; do armazenamento; da comercialização e transporte, bem como da utilização de explosivos.
Conforme o Exército, o trabalho é um esforço conjunto para a segurança da sociedade, preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio, assim como a prevenção de ilícitos, principalmente com explosivos.
A fiscalização poderá se estender a outros produtos controlados, de acordo com a necessidade, conveniência e oportunidade verificadas no decorrer da operação.
Fonte: Campo Grandenews