Levantamento Vigitel, feito anualmente, ouviu 54 mil brasileiros.
Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no Dia Mundial da Saúde.
Cerca de 30% dos jovens brasileiros de 18 a 24 tomam refrigerante todos os dias. Dados do Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) – pesquisa que monitora fatores de risco para doenças crônicas feita anualmente no país – apontam também que 28,5% de pessoas nesta faixa etária comem doces em excesso.
Desde 2006, quando a pesquisa começou a ser feita, a parcela de adultos com diabetes no Brasil subiu de 5,5% para 7,4%. Os resultados foram divulgados nesta quinta-feira (7), Dia Mundial da Saúde. O levantamento entrevistou, por telefone, 54 mil adultos das capitais brasileiras.
Nesta quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou que o número de adultos que sofrem de diabetes no mundo quadruplicou desde 1980. A OMS calcula que 422 milhões de adultos sofriam de diabetes em 2014, contra 108 milhões em 1980.
No Brasil, segundo dados do Vigitel, a doença afeta mais mulheres (7,8%) do que homens (6,9%) e é mais frequente, entre as capitais, no Rio de Janeiro (8,8%), seguida por Porto Alegre (8,7%) e Campo Grande (7,9%).
Das pessoas com diabetes, 87,2% usa o remédio para controle da doença. Ainda segundo a pesquisa, houve uma redução do número de internações por complicações da diabetes nos últimos 5 anos de 11,5%.