Embrapa Soja lança parceria público-privado em projetos inovadores

A Embrapa Soja lança seu primeiro Open Innovation para Startups, edital que busca parcerias público-privadas para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o sistema de produção de soja. O lançamento será no dia 20 de novembro, na Arena AgroConexão, durante o Sebrae like a Farmer, evento que compõe o Agrobit Brasil , a ser realizado nos dias 20 e 21, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR).
PUBLICIDADE.

Para o chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Bouças Farias, o objetivo do Open Innovation para Startups é aproximar a Embrapa Soja das ideias inovadoras em tecnologia digitais aplicadas ao agronegócio e dos empreendedores que têm familiaridade com o conjunto de ferramentas, metodologias, processos e serviços disponíveis via Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). “Nossa ideia é nos aproximarmos de todo este conhecimento para identificarmos oportunidades de interação e de desenvolvimento de parcerias em busca de soluções de forma conjunta”, destaca Farias.

O edital Open Innovation para Startups conta com 12 linhas de pesquisa: 1) Manejo de pragas, doenças ou plantas daninhas; 2) Automação de processos; 3) Avaliação/Monitoramento da disponibilidade dos nutrientes no solo; 4) Avaliação do estado nutricional das plantas; 5) Tecnologia de aplicação de defensivos; 6) Tecnologia de produção e qualidade de sementes; 7) Avaliação da qualidade física do solo; 8) Fenotipagem de plantas; 9) Sistemas sustentáveis de produção de grãos; 10) Redução de perdas e incremento da qualidade da produção; 11) Classificação de grãos e sementes e 12) Comunicação Multimídia (otimização das interfaces com clientes).
PUBLICIDADE.

A partir de uma das linhas de pesquisa escolhidas, os empreendedores poderão elaborar projetos utilizando Inteligência Artificial, Sensoriamento, Robótica, Automação, Internet das Coisas (IoT- Internet of Things), entre outras soluções que envolvam as TICs. Os projetos selecionados terão contrato com a Embrapa Soja por um ano para o desenvolvimento das ações. Os proponentes terão acesso à estrutura física da Embrapa como laboratórios, casas-de-vegetação e campo experimental, assim como poderão contar com a tutoria semanal com os pesquisadores da Empresa.

A submissão dos projetos deverá ser realizada até 20 de dezembro, via e-mail [email protected]. Os projetos serão avaliados pela equipe de pesquisa da Embrapa Soja e os selecionados serão parceiros no desenvolvimento de tecnologias. A comissão organizadora divulgará o resultado até 31 de janeiro de 2019. Confira mais detalhes do edital:

Fonte: Embrapa
PUBLICIDADE.

PUBLICIDADE.