Pesquisa publicada na revista BMJ Open Ophthalmology chama a atenção para os sintomas oculares
Para chegar a esta conclusão, pesquisadores da Anglia Ruskin University (ARU) pedirama pessoascom diagnóstico confirmado de Covid-19 para preencher um questionário sobre os seus sintomas, e comoestes eram comparados antes de testarem positivo.
O estudo descobriu que as dores nos olhos eram significativamente mais comuns quando os participantes tinham Covid-19, com 16%a relatar o problema como um dos seus sintomas.Apenas cinco por cento relataram a condição anteriormente.
Enquanto 18% das pessoasafirmaram sofrer de sensibilidade à luz como um dos seus sintomas, este foi apenas um aumento de 5% em relação ao seu estado pré-Covid.
Dos 83 entrevistados, 81% relataram problemas oculares no espaço de duas semanas de outros sintomas. Destes, 80%disseram que os seus problemas oculares duraram menos de duas semanas.
“Este é o primeiro estudo a investigar os vários sintomas oculares indicativos de conjuntivite em relação à Covid-19, o seu período de tempo em relação a outros sintomas conhecidos do Covid-19 e a sua duração”, disse a professora e líder do estudo,ShahinaPardhan. “Embora seja importante que os sintomas oculares sejam incluídos na lista de possíveis sintomas de Covid-19, argumentamos que a dor nos olhos deve substituir a ‘conjuntivite’, pois é importante diferenciar dos sintomas de outros tipos de infecções, como infecções bacterianas, que se manifestam como secreção mucosa ou olhos arenosos”, acrescenta.