Imunização – Diante das dificuldades e da alta procura pela vacina da Influenza, causando inclusive a falta de doses em Dourados, o promotor Etéocles Brito Mendonça Dias Junior, da 10ª Promotoria de Justiça, instaurou Inquérito Civil para apurar se existe alguma irregularidade na distribuição de vacinas nos postos de saúde.
Influenza – A campanha teve início na maior cidade do interior sul-mato-grossense na terça-feira (24/3) para idosos acima de 80 anos e nos dois primeiros dias o estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde havia praticamente ‘zerado’.
Limitado – Ontem, apenas um dos pontos ‘extra-postos de saúde’ funcionava, no Douradão, para aproximadamente 200 doses. Houve fila de carros no pátio do estádio, onde a imunização era feita através do drive-thru.
Radical – Desenvolvendo até então papel firme e técnico ao conduzir as ações de prevenção diante da pandemia do coronavírus no Brasil, o ex-deputado federal por MS e atual ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sucumbiu às declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e mudou o tom do seu discurso no que diz respeito a prevenção da doença, mais especificamente no isolamento da população.
Campanha – A quem diga que o recuo de Mandetta visa as eleições de outubro – se ela realmente acontecer por conta da pandemia -, mais precisamente a prefeitura de Campo Grande. Com a possibilidade do DEM lançar candidatura própria na Capital e o ministro tendo espaço destacado na mídia nacional diariamente, uma possível saída agora do Ministério da Saúde provocada por um atrito com o presidente, poderia ser prejudicial para os planos da legenda.
Negócios – Enquanto isso, ainda na Capital, entidades ligadas ao comércio, como a Câmara de Dirigentes Lojistas, começam a pressionar o prefeito Marquinhos Trad (PSD) para a retomada do funcionamento – mesmo parcial – de lojas de rua e shoppings alegando dificuldades financeiras e possíveis demissões.
Local – Já em Dourados, ainda não há movimentação aparente nas entidades que representam esse segmento de mercado. Por enquanto, as lojas de rua e o shopping permanecem com as portas fechadas e apenas alguns setores varejistas têm conseguido prestar serviço no município.
Proteção – A prefeita de Dourados, Délia Razuk (PTB), tem apelado sempre a proteção individual como forma de prevenção ao coronavírus durante as agendas. Nos vídeos e fotos publicados nas redes sociais da administração municipal, a chefe do Executivo aparece sempre com uma máscara de proteção. DOURADOS NEWS