Chuvas históricas de fevereiro afetam agricultura em Dourados e região

O acumulado de chuva durante o mês passado foi mais que o dobro da média histórica prevista para Dourados e tornou fevereiro de 2023 como o de maior volume de chuvas em quatro décadas, atrapalhando a colheita da soja em diversas regiões.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, durante fevereiro as chuvas chegaram a 302,4 mm.

“Foi o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 44 anos, desde 1980. Esse total foi praticamente o dobro da média prevista para fevereiro deste ano, que é de 146,4 mm”, disse.

Segundo o pesquisador, as chuvas atrasaram a colheita da soja em Dourados, mas ainda não é possível mensurar o prejuízo aos agricultores da região.

“As chuvas têm atrapalhado a colheita e, consequentemente, o plantio do milho. Mas, o Zoneamento Agrícola recomenda que o plantio do milho deva ser realizado até 31 de março. No entanto, quanto mais cedo for realizado o plantio do milho, menor serão os riscos de perdas por deficiência hídrica e geadas”, explicou.

Na semana passada o Dourados News mostrou que a cheia no Rio Dourados fez com que a água ultrapassasse a barranca, mata ciliar e adentrasse em áreas de cultivo, onde os agricultores informaram ter tido grande prejuízo. – clique aqui para conferir –

Em Dourados, uma família moradora em um sítio vizinho ao Aeroporto Francisco de Matos Pereira ficou ilhada após a barragem feita nas dependências do aeródromo para escoar água da pista, que passa por reforma, transbordar e a água invadir a propriedade.  – relembre aqui –

DOURADOSNEWS