Chefe do tráfico no Alemão, ‘Orelha’ é baleado em confronto no Rio

Recompensa por criminoso era de R$ 20 mil – a mais alta do estado.
Hospital onde ele foi socorrido teve segurança reforçada para evitar resgate.

O traficante Edson Silva de Souza, conhecido como “Orelha”, foi baleado na noite desta quarta-feira (22) em confronto com policiais civis, no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio.
O criminoso, um dos chefes do tráfico de drogas no local, estava com dois comparsas em um carro que cruzou com uma viatura dom agentes da 21ª DP (Bonsucesso), dando início a uma troca de tiros.
Ferido gravemente, Orelha foi socorrido para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio, que teve a segurança reforçada. Isso porque o criminoso pertenceria à mesma facção da qual faz parte o traficante que foi resgatado do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, no último domingo (19).

Os outros dois suspeitos feridos, ainda não identificados, foram levados para o Hospital Geral de Bonsucesso, mas não resistiram e morreram.
Segundo postagens em redes sociais, o traficante teria morrido no Getulio Vargas, mas, de acordo com o delegado titular da 21ª DP (Bonsucesso), Wellington Vieira, até as 21h10 a morte do traficante não havia sido confirmada.
Recompensa mais alta
400d2dc4-a541-434c-aea0-32b97210be1a
No Portal dos Procurados, a recompensa por informações que levassem à prisão de Orelha era de R$ 20 mil – a mais alta recompensa do estado atualmente.
Ele foi preso em 2014, mas recebeu um um habeas corpus pouco depois e não voltou mais à cadeia. Antes de ser detido, ele não tinha antecedentes criminais.
Segundo a investigação, a quadrilha comandada por Edson Silva de Sousa desestabilizava todo o processo de pacificação no conjunto de favelas e fazia ataques em retaliação à polícia. Em um desses ataques, em 28 de abril de 2014, criminosos incendiaram ônibus e carros em um dos acessos à comunidade, bem próximo ao Comando de Polícia Pacificadora.
A facção criminosa de Orelha é a mesma de Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, resgatado no domingo do Hospital Municipal Souza Aguiar, em ação com um morto e dois feridos.
Tiroteios no Alemão
Durante todo o dia, houve relatos de tiroteio no Conjunto de Favelas do Alemão. Pela manhã, uma mulher foi atingida por uma bala perdida.
7abd5ba0-768f-4f52-a329-a5d607b09521
Segundo o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, por volta das 10h30, uma equipe realizava uma abordagem, na localidade conhecida como Largo do Samba, quando criminosos armados atiraram contra os agentes. Houve confronto. Um policial também ficou ferido e já foi liberado do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
O policiamento foi intensificado na região do confronto e os PMs realizaram buscas na tentativa de localizar os criminosos, mas eles não foram encontrados. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia do Alemão (45ª DP).