Calendário astronômico: agosto tem chuva de meteoros e… Superlua?

Agosto conta com uma das chuvas de meteoros mais importantes de 2024; confira no calendário astronômico

Já estamos em agosto e novos eventos astronômicos estão chegando. Apesar de ter poucos acontecimentos esse mês, eles são bem importantes. Agosto conta com a chuva de meteoros do Perseidas, uma das mais importantes do ano, além de uma Superlua? Bem, essa última parte é polêmica, mas vamos explicar.

É preciso salientar que todas as datas e horários informados têm como referência um observador baseado em Brasília (DF) e podem ser ligeiramente diferentes de acordo com cada localidade.

PUBLICIDADEPlay Video

Calendário astronômico de agosto

4 de agosto: Lua Nova às 8h14.

12 de agosto: Lua Crescente às 12h19.

12 de agosto: Uma das maiores chuvas de meteoros do ano, Perseidas tem seu pico no dia 12.  Esse fenômeno ocorre enquanto a Terra passa pelo caminho das partículas do cometa 109P/Swift-Tuttle, na constelação de Perseus.

Aqui no Brasil, a vista não é tão espetacular quanto nos países do hemisfério norte, mas é possível testemunhar algumas estrelas cadentes após a 1h30 da manhã (especialmente nas regiões norte e nordeste). A chuva permanece ativa até o amanhecer, quando seu ponto radiante está mais alto no céu. 

Logan, Utah, EUA. Crédito: James Champagne via Spaceweather.com

19 de agosto: Lua Cheia às 15h28. Essa Lua é polêmica. Há quem considere uma Superlua, nesse caso seria a primeira do ano. Mas as definições não são muito exatas.

De forma bem simples e resumida, uma Superlua ocorre quando o nosso satélite natural chega à fase completa em até 24 horas antes ou depois de atingir sua aproximação máxima com a Terra (ponto chamado de perigeu).

A distância da Lua em relação à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho chamado uma elipse. À medida que ela atravessa esse caminho elíptico ao redor do nosso planeta a cada mês, sua distância varia entre 356.500 km no perigeu e 406.700 km no apogeu (ponto mais distante).

Há quem diga que a Lua Cheia de agosto seja Superlua, mas ela chega ao seu pico no dia 19 e só atinge o perigeu mais de 30 horas depois. Ou seja, se for seguir a risca o termo, ela não é uma Superlua, mas não deixa de ser um espetáculo.

Imagem: johnpluto/ Shutterstock

20 de agosto: Ocultação de Saturno. Neste dia, a Lua vai passar bem entre o planeta dos anéis e a Terra, escondendo o astro por um breve período. O evento poderá ser visto nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste entre as 21h45 e 22h45,

26 de agosto: Lua Minguante às 6h28.

Ainda este mês, mas sem data definida

Retorno dos astronautas da Starliner: após o conturbado lançamento da nave a tripulação que deveria ter passado apenas 10 dias no espaço já está na ISS há mais de um mês. A expectativa é de que o retorno ocorra ainda este mês.

Starship: O maior foguete do mundo pode decolar mais uma vez. Após um lançamento perfeito em junho, a SpaceX pode colocar a Starship no ar novamente, já que Elon Musk pretende lançar seu megafoguete pelo menos mais cinco vezes esse ano.

OLHAR DIGITAL