Brasil tem 34 casos confirmados de novo coronavírus, diz ministério
Balanço aponta cinco casos de transmissão local por contato próximo com pessoas infectadas no exterior. Governo diz que não há registro de “transmissão comunitária”, que ocorre quando a origem da contaminação não foi identificada.
Por G1
10/03/2020 16h10 Atualizado há 26 minutos
00:00/03:48
Companhias aéreas de vários países cancelam voos para Itália
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (10) o mais recente balanço sobre os casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da doença batizada de Covid-19. Os principais números são:
- 893 casos suspeitos, eram 930 caso na segunda
- 34 casos confirmados, eram 25 no balanço anterior
- 780 casos descartados
- 5 pacientes estão hospitalizados
- 5 dos casos confirmados foram por transmissão local por contato próximo com pessoas que foram infectadas no exterior
- Não há registro de casos de “transmissão comunitária”, quando as autoridades de saúde não conseguem rastrear de onde veio a contaminação
Ao todo, são 19 casos em São Paulo, oito no Rio de Janeiro e dois na Bahia. Além disso, há um caso confirmado no Distrito Federal e nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Minas Gerais.
O Ministério da Saúde informou que 5 casos confirmados no país foram transmitidos internamente, ou seja, os pacientes infectados pegaram o vírus dentro do Brasil por contato próximo com pessoas infectadas no exterior. São quatro pacientes em São Paulo e um na Bahia.
Ministério da Saúde confirma 34 casos no país. — Foto: Aparecido Gonçalves/ G1
Atendimento em postos de saúde
De acordo com o ministério, “estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 são mais leves e poderiam ser atendidos” nos postos de saúde. São mais de 42 mil unidades no país.
O ministério lembra que há dois critérios principais para os médicos consideraram na investigação de um possível caso de coronavírus: o primeiro é ter viajado ao exterior e apresentar febre e mais um sintoma (dificuldade respiratória, dor no corpo, coriza). O segundo é ter tido contato com caso suspeito ou confirmado e apresentar ao menos um sintoma.