Aveia auxilia no tratamento de cabelo e pele
Uma boa tigela de mingau de aveia pode ser um excelente café da manhã, mas raramente consideramos esse alimento benéfico para a pele, seja pelo seu consumo ou uso tópico. No entanto, há infinitas maneiras de desfrutar dos benefícios da aveia, desde o tratamento da acne, até a obtenção de um esfoliante caseiro para o rosto.
Isso porque a aveia possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e, como tal, é ideal para a pele sensível e para tratar uma variedade de doenças da pele, incluindo queimaduras, eczema, prurido, acne, entre outras.
Se não gosta de comer mingau de aveia, não há problema, você pode prepará-lo juntamente com um pouco de mel e aplicar sobre as áreas mais afetadas com acne, deixe repousar por 15 minutos ou até secar e depois enxague. A aveia ajuda a absorver o excesso de gordura da pele, e previne os surtos de acne.
A farinha de aveia pode ser muito útil quando a pele fica irritada. Pegue um pouco de farinha de aveia, coloque em uma gaze ou um pano limpo, formando uma espécie de bolsa, com a aveia dentro. Na hora do banho, deixe a água morna cair sobre gaze com a aveia, e use nas regiões irritadas para relaxar e acalmar a irritação da pele.
Shampoo seco de aveia
Ajuda a remover resíduos de sujeira que são incorporados na pele e couro cabeludo, para que possa preparar um shampoo seco de aveia para ajudar a aliviar a coceira no couro cabeludo.
Misture partes iguais de aveia e bicarbonato de sódio. Esfregue a mistura suavemente contra o couro cabeludo para absorver o excesso de gordura. Por último, escove bem o cabelo e lave-o com o shampoo que está acostumada a usar.