A temporada do El Niño extremo pode começar — e não há saída

Fenômeno pode mudar drasticamente e aumentar o aquecimento do planeta

El Niño é um fenômeno climático cada vez mais extremo capaz de causar de tudo um pouco, desde ondas de calor, secas e tempestades devastadoras. Um novo artigo infelizmente não traz boas notícias. O evento tem tudo para se tornar cada vez pior no futuro, e não há muito o que fazer.

El Niño será ainda mais devastador

  • O fenômeno pode mudar drasticamente e aumentar o aquecimento do planeta;
  • “Durante eventos extremos de El Niño, uma enorme quantidade de calor é liberada para a atmosfera”, dizem os autores do novo estudo;
  • Embora El Niños extremos anteriores tenham resultado apenas em liberações de calor de curto prazo, no futuro novas ocorrências podem começar uma espécia de “efeito cascata” de calor.
  • “Pode iniciar uma cascata e, portanto, aumentar ainda mais o aquecimento global”, alerta o artigo.
  • Caso isso acontece, será praticamente irreversível, explicam os autores. Em poucas palavras, o El Niño continuará piorando.
Incêndios florestais/fenômenos
O El Niño será ainda mais extremo no futuro. Imagem: Toa55/Shutterstock

O artigo coloca como ponto máximo de aquecimento para desencadear El Niños extremos em +3,7 °C, ou seja, se essa limite de temperatura for ultrapassado, mais de 90% dos próximos fenômenos serão devastadores. Para ter uma ideia, as previsões apontam que atingiremos +2,9 °C até o fim do século.

Leia mais:

Há motivo para se preocupar?

Os autores acrescentam que, apesar do alerta, se trata de um estudo que usa variáveis diferentes da maioria dos modelos climáticos e pedem cautela. Ainda assim, é um quadro nada otimista para o futuro que deve ser abordado “com mais detalhes por meio de novos experimentos e análises”, conclui o artigo publicado na revista Geophysical Research Letters.