Pesquisadores localizaram fragmentos das placas tectônicas europeia e norte-americana em amostras coletadas na Islândia
Responda rápido: quantos continentes existem na Terra? Parece uma pergunta simples, mas a resposta pode variar.
Nos Estados Unidos, por exemplo, os alunos geralmente aprendem em geografia que existem sete continentes: América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África, Austrália/Oceania e Antártida. Já na Europa, é mais comum ensinarem que existem apenas seis continentes: Europa, Ásia, África, Antártida, Austrália/Oceania e América.
Depois de anos de discussões, um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Derby pretende colocar um ponto final em qualquer impasse relacionado ao assunto. Ou melhor, mais um ponto de interrogação.
Cientistas chegaram a uma conclusão inesperada
- Os pesquisadores afirmam que o nosso planeta possui apenas 6 continentes, e não 7 (como defendido por alguns).
- Imagino que agora você esteja pensando que eles levaram em conta que a América do Norte e a América do Sul são apenas um continente.
- Se for o caso, você pensou errado!
- Exatamente porque agora vem a parte mais surpreendente.
- De acordo com os cientistas, as massas de terra da Europa e da América do Norte seriam geologicamente um só continente, ainda em processo de separação.
- Os resultados foram descritos em um estudo publicado na Gondwana Research.
Fragmentos das placas tectônicas europeia e norte-americana foram encontrados na Islândia
Tradicionalmente, a geologia aponta que as placas tectônicas eurasiana e norte-americana teriam se separado há 52 milhões de anos, dividindo o mundo entre os continentes da África, Antártida, Ásia, Oceania, Europa, América do Norte e América do Sul. No entanto, a nova pesquisa contesta esta visão a partir de análises feitas na Islândia.
Segundo o entendimento “tradicional”, a ilha vulcânica localizada entre o Mar da Groenlândia e o Oceano Atlântico Norte teria sido formada a partir da fenda mesoatlântica, uma fronteira tectônica entre as placas eurasiana e norte-americana. No passado, ela teria facilitado o surgimento de uma pluma escaldante do manto da Terra, criando a ilha islandesa.
Os pesquisadores, no entanto, identificaram fragmentos geológicos das placas tectônicas europeia e norte-americana na Islândia, bem como na Fenda da Groenlândia-Islândia-Faroe. Isso indica que as regiões não seriam trechos de terra isolados, mas sim elementos conectados de uma estrutura continental única, chamado pelos cientistas de Platô Oceânico Magmático da Fenda.
OLHAR DIGITAL