Tradicional banquete servido antes do Natal, que reúne diversos membros da família real britânica, não vai acontecer neste ano em meio a novo surto da doença e surgimento da variante ômicron.
A rainha Elizabeth II cancelou um almoço de confraternização com a família real “por precaução”, informou uma fonte do Palácio de Buckingham à agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (16).
O tradicional banquete é servido anualmente antes do Natal e reúne familiares da monarca britânica. A suspensão do evento ocorre em meio a um novo surto da Covid e o surgimento da variante ômicron.
“A decisão é cautelosa, visto que colocaria em risco os arranjos de Natal de muitas pessoas se fosse adiante”, afirmou um funcionário da Coroa. “Embora haja pesar por ter sido cancelado, se acredita que esta é a coisa certa a se fazer para todos.”
Chris Whitty, médico-chefe da Inglaterra e conselheiro do governo, pediu na véspera que encontros não essenciais fossem desencorajados até o Natal.
A fala do especialista foi dada em entrevista coletiva com o primeiro-ministro Boris Johnson após o país ter registrado um novo pico de infecções.
A monarca britânica de 95 anos passou a maior parte da pandemia no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, e exerceu suas funções de maneira remota.
Por g1