Apesar de o paciente não ter recuperado a visão no olho, o feito está sendo saudado como um avanço nas técnicas da medicina
Cirurgiões de Nova York, nos Estados Unidos, realizaram pela primeira vez um transplante de um olho inteiro num ser humano, anunciou esta quinta-feira a equipe cirúrgica da NYU Langone Health, citada pela agência Reuters.
Apesar de o paciente não ter recuperado a visão no olho, o feito está sendo celebrado como um avanço nas técnicas da medicina. A cirurgia de transplante demorou 21 horas.
Nos seis meses que se seguiram à cirurgia, realizada durante um transplante parcial de rosto, o olho enxertado mostrou sinais importantes de saúde, incluindo vasos sanguíneos que estão funcionando bem e a retina com um aspecto promissor, declarou a equipe responsável pelo procedimentos.
“O simples fato de termos transplantado um olho é um enorme passo em frente, algo que há séculos tem sido pensado, mas nunca foi realizado”, disse Eduardo Rodriguez, médico que liderou a equipa.
Até agora, os médicos só tinham conseguido transplantar a parte da córnea.
O receptor do olho, Aaron James, é um veterano militar de 46 anos, natural do Arkansas, que sobreviveu a um acidente de trabalho num cabo de alta tensão. O homem ficou com o lado esquerdo da cara, o nariz, a boca e o olho esquerdo destruídos.
Inicialmente, os médicos planejavam apenas incluir o globo ocular como parte do transplante facial por razões estéticas.
“Se houvesse alguma forma de recuperação da visão, seria maravilhoso, mas o objetivo era realizarmos a operação técnica e fazer com que o globo ocular sobrevivesse”, acrescentou Rodriguez à Reuters, acrescentando que o paciente será monitorado nos próximos tempos.
James, que enxerga do olho direito, sabia que poderia não recuperar a visão no olho transplantado. “Eu disse a eles: ‘mesmo que eu não consiga ver, talvez pelo menos possam aprender alguma coisa para ajudar a próxima pessoa’. É assim que se começa. Espero que isto abra um novo caminho”, afirmou o paciente.