País imaginário ‘ganha vida’ na Internet (e faz fronteira com Portugal)

Tem governo, hino, bandeira, moeda e já foi ‘convidado’ para os Jogos Olímpicos de Paris… só que este país não existe.

Chama-se Listenbourg e nasceu há menos de uma semana na Internet.

Começou por ser uma brincadeira de um internauta e influencer francês – que se identifica como Gaspardo – sobre a falta de conhecimento geográfico dos norte-americanos -, mas rapidamente ‘ganhou vida’, hino, moeda, bandeira e… até um convite para os Jogos Olímpicos de Paris. 

“Tenho a certeza de que os americanos não sabem o nome deste país”, escreveu Gaspardo, como legenda da imagem que viralizou.

Mas há mais curiosidades sobre Listenbourg. E uma delas é que faz fronteira com Portugal – tendo ‘engolido’ parte do Norte e do Minho. 

Fique também sabendo que a moeda do ‘país’ é o Lis – que, de acordo com o inventado Banco da República de Listenbourg corresponde a 1,49 euros.

“Todos os que já trocaram os seus euros com a taxa antiga terão a sua conta regulada automaticamente”, pode ler no Twitter da… instituição. 

A brincadeira foi (ainda) mais longe, tendo surgido no Twitter, há três dias, um alegado hino e bandeira do país. Ficámos, aqui, a saber que as cores predominantes são o vermelho, o branco e o dourado. 

Listenbourg tem um governo – encabeçado pelo Presidente Gaspard Hoelscher -, que teve também direito a site ‘oficial’. Também o parlamento e o Executivo têm páginas ativas no Twitter. Já o ministério do Interior fez saber que o ‘país’ é composto por cinco regiões: Adriàs, Mitteland, Kusterde, Flußerde e Caséière. Já tem, inclusivamente, passaporte. 

Quem também quis brincar foi a organização dos Jogos Olímpicos de Paris, que vão acontecer em 2024. “O número de delegações olímpicas para Paris2024 aumenta de 206 para 207 com a chegada de Listenbourg. Bem-vindo à equipe”, escreveram no Twitter.

Importante é também saber que Listenbourg ‘faz parte’ do périplo dos Grand Prix da Fórmula 1, assim como teve já astronautas inseridos numa missão à Lua.

Agora, falta só saber onde a brincadeira irá terminar.