Apesar de dois séculos de escavações e investigações arqueológicas, apenas três itens foram recuperados de dentro da Grande Pirâmide do Egito
A Grande Pirâmide de Gizé é a maior estrutura do tipo construída no Egito Antigo. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, ela sempre despertou muito interesse. Mas apesar de dois séculos de escavações e investigações arqueológicas, apenas três itens foram recuperados de dentro da construção.
Relíquias podem ter sido utilizadas durante a construção da maravilha antiga
- Conhecido coletivamente como Dixon Relics, o trio de artefatos foi descoberto em 1872 por Waynman Dixon e James Grant.
- Eles localizaram estes materiais enquanto exploravam um caminho que levava até a Câmara da Rainha.
- Reportagens de jornais da época sugeriram que os itens podem ter sido ferramentas que foram usadas na construção da Pirâmide.
- No entanto, que objetos são esses e qual a função exata deles permanece sendo um mistério até hoje.
Objetos podem guardar mistérios sobre as Pirâmides
Depois de deixar o Egito, o próprio Dixon manteve a posse de dois dos objetos, ambos agora expostos no Museu Britânico, em Londres. Eles consistem em uma pequena bola de pedra e um item de cobre na forma de um pequeno gancho.
De acordo com o museu, os itens parecem ser ferramentas que foram usadas por trabalhadores do antigo Egito. Outra possibilidade é que eles tenham sido colocados na pirâmide para permitir que o espírito do rei Khufu saísse da câmara e viajasse para a vida após a morte.
A terceira relíquia, um pedaço de madeira de 13 centímetros, ficou com Grant. Acredita-se que ela fizesse parte de uma estrutura maior da pirâmide. Na década de 1940, a filha do arqueólogo doou o item para a Universidade de Aberdeen, mas ele simplesmente desapareceu.
Foi só em 2019 que os pesquisadores se depararam com o objeto, que estava escondido dentro de uma lata de charuto dentro de uma coleção da universidade. A datação por radiocarbono revelou que ele foi construído entre 3341 e 3094 a.C., mais de 500 anos antes da Grande Pirâmide.
A verdade é que os arqueólogos ainda não sabem o que é exatamente este objeto. Alguns acreditam que o pedaço de madeira fizesse parte de um instrumento de medição usado durante a construção da maravilha antiga, o que carece de maiores evidências. O mistério continua.