Geração de imagens se popularizou rápido desde seu lançamento nesta semana e sobrecarregou os servidores da OpenAI
O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou nesta quinta-feira (27) que o uso incessante da nova geração de imagens do ChatGPT, introduzida no início desta semana, está sobrecarregando os servidores da empresa.
Embora seja “superdivertido ver as pessoas amarem imagens” no ChatGPT, “nossas GPUs estão derretendo”, Altman postou em seu perfil do X (Twitter), acrescentando que a empresa limitará temporariamente o uso do recurso, pois trabalha para torná-lo mais eficiente.
Altman, contudo, não deixou claro qual é exatamente o limite temporário que será imposto.
Recurso chegou ao ChatGPT nesta semana
- O recurso de geração de imagens começou a ser implementado para usuários do ChatGPT Plus, Pro e Team na última terça-feira, bem como usuários do nível gratuito do chatbot quando usam o modelo 4o da OpenAI.
- Usuários do ChatGPT Enterprise e Edu receberão acesso na próxima semana, de acordo com a OpenAI.
- Imagens de renderizações ao estilo de animes de fotos enviadas por usuários têm se tornado virais no X e em outros aplicativos de mídia social desde o lançamento do recurso.
- Altman, por exemplo, mudou sua foto de perfil do X para uma imagem gerada pela nova ferramenta.
Um dos primeiros produtos de sucesso da empresa foi o modelo Dall-E lançado em 2021. Esse foi um dos primeiros geradores de imagens de inteligência artificial e foi integrado ao ChatGPT em 2023.
Usuários do nível gratuito do ChatGPT em breve também poderão usar o recurso, com capacidade de gerar três imagens por dia, afirmou Altman.
