A rocha espacial de médio porte que pode causar estragos no clima da Terra
Efeitos de alteração climática

Os aerossóis e gases liberados no ar pelo impacto subiriam para a atmosfera, alterando o clima do nosso planeta com efeitos duradouros.
Possível “inverno de impacto”
Publicadas em fevereiro de 2025 na Science Advances, suas descobertas revelam a possibilidade de Bennu causar um “inverno de impacto”.
De acordo com um estudo publicado recentemente na Science Advances, há 0,037% de chance de um asteroide de tamanho médio atingir a Terra no próximo século. Além de causar terremotos e/ou tsunamis, o chamado asteroide Bennu tem o potencial de causar o que os especialistas chamam de “inverno de impacto”.
O asteroide Bennu e seu grande potencial em causar um inverno de impacto
De acordo com um estudo publicado recentemente na Science Advances, há 0,037% de chance de um asteroide de tamanho médio atingir a Terra no próximo século. Além de causar terremotos e/ou tsunamis, o chamado asteroide Bennu tem o potencial de causar o que os especialistas chamam de “inverno de impacto”.Bateu curiosidade? Confira esta galeria para saber mais.
O que é o asteroide Bennu?
O asteroide Bennu é um asteroide próximo da Terra que os astrônomos acreditam que pode colidir com a Terra em setembro de 2182, com o poder de 22 bombas atômicas.
Pequena chance
Embora a chance de colisão seja relativamente pequena (cerca de uma em 2.700), as consequências seriam desastrosas.
Frequência
Os cientistas acreditam que asteroides de médio porte como Bennu só colidem com a Terra uma vez a cada 100.000 – 200.000 anos.
Olhando amostras
De acordo com a CNN, a NASA coletou amostras do asteroide Bennu que mostraram que a rocha espacial contém os “blocos de construção da vida”.
Tamanho
Em termos de tamanho, Bennu é classificado como um asteroide médio, com um diâmetro de cerca de 500 metros.
Perspectiva
Para colocar isso em perspectiva, estima-se que o asteroide que exterminou os dinossauros há 66 milhões de anos tivesse cerca de 10 quilômetros de diâmetro.
Os últimos dinossauros
O asteroide que causou a extinção dos dinossauros foi o último grande asteroide conhecido a colidir com o planeta Terra.
Vários cenários
Seu objetivo geral era estabelecer o que poderia acontecer se 100 milhões a 400 milhões de toneladas de matéria fossem injetadas na atmosfera da Terra.
© Shutterstock