Doou quase 8 mil milhões de dólares em causas humanitárias nos cinco continentes.
O empresário e filantropo Charles “Chuck” Feeney, cofundador das lojas Duty Free, morreu nesta segunda-feira, aos 92 anos, segundo anunciou sua fundação.
Feeney ficou conhecido nos últimos anos por ter doado a totalidade dos fundos da Atlantic Philanthropies, a fundação que criou em 1982 e que foi dissolvida em 2020, após ter doado todo o dinheiro.
A Atlantic Philanthropies doou um total de 8 bilhões de dólares (cerca de 7,5 bilhões de euros) para causas humanitárias em cinco continentes, nas áreas da saúde, educação e direitos humanos.
O dinheiro foi destinado a projetos como a construção de infraestruturas no Vietnã, o apoio a universidades na Irlanda e a pesquisas para a cura do câncer e doenças cardíacas.
Feeney nasceu em Elizabeth, Nova Jersey, em 1931, durante a Grande Depressão. Ele começou a construir sua fortuna vendendo produtos de luxo isentos de impostos a viajantes de todo o mundo.
Apesar da riqueza, Feeney sempre viveu de forma modesta. Ele morava em uma casa alugada, usava um relógio barato e viajava de classe econômica.
“Chuck Feeney foi um visionário e um exemplo para todos nós”, disse o presidente da Atlantic Philanthropies, Sean O’Leary. “Ele mostrou que é possível fazer a diferença no mundo sem ser rico.”