Apple ainda vai demorar um tempo para surfar na onda dos dobráveis, mas empresa planeja dois dispositivos flexíveis para 2026
Os smartphones dobráveis já estão no mercado há alguns anos, mas tem uma fabricante que, até o momento, não adotou displays flexíveis em seus dispositivos. Isso deve mudar, mas vai demorar um pouco: a Apple deve lançar seus primeiros dispositivos dobráveis só em 2026.
Isso significa que devemos ter duas gerações de iPhones convencionais antes de chegar o primeiro dobrável da linha. E, mais do que isso, o site 9to5Mac indica que a Apple deve lançar dois aparelhos com telas flexíveis: além de um celular, a empresa também prepara um dispositivo híbrido que mistura iPad com MacBook.
Apple já encomenda telas flexíveis para iPhones
No fim de julho, surgiu um rumor de que a Apple já teria assinado um contrato com um fornecedor de displays flexíveis para usar em um modelo futuro do iPhone.
Leia mais:
O aparelho adotaria um design similar ao Galaxy Z Flip — ou seja, lembrando os antigos celulares de flip. O iPhone dobrável teria uma pequena tela externa e um display maior na parte interna, que seria acessível quando ele estivesse aberto.
Apesar das movimentações atuais da Apple, o aparelho ainda não está pronto para chegar ao mercado e só deve ser lançado em 2026.
iPad e Mac em um único aparelho
O outro possível dobrável da Apple pode inclusive atender a pedidos de muitos consumidores: seria um híbrido de iPad com MacBook, ou seja, tanto um tablet quanto um notebook.
Muita gente acredita que o iPad tem um potencial a ser destravado, e isso seria atingido ao adotar um sistema operacional mais parecido com o macOS dos computadores da empresa. O dobrável híbrido seguiria esse caminho.
Quando fechado, o dispositivo seria próximo a um dispositivo de 13 polegadas — até um pouco maior do que os iPads atuais. Quando aberto, ele exibiria uma tela de 18,8 polegadas.
O que não está claro ainda é como será o sistema operacional desse dispositivo — o iPadOS talvez não dê conta das demandas de um notebook, enquanto o macOS não tem suporte a telas sensíveis ao toque.
Assim como no caso do iPhone, o iPad/Mac dobrável deve ficar só para 2026.
iPhone dobrável pode chegar depois
Segundo o analista Jeff Pu, a Apple deve lançar primeiro o dispositivo híbrido, que, segundo estimativas, deve ser anunciado no segundo trimestre de 2026. O iPhone dobrável deve ficar para o segundo semestre do ano — sendo provavelmente lançado junto aos iPhones convencionais do ano, que costumam ser anunciados em setembro.