A ascensão da IA pode fazer com que o site de buscas do Google, antes soberano, seja ameaçado por novas ferramentas
O Google perdeu recentemente um processo antitruste e vai precisar lidar com as consequências dessa derrota, mas a maior ameaça atual ao gigante da tecnologia não seriam os órgãos reguladores dos Estados Unidos. Para muitos analistas, a preocupação do Google deve ser com a concorrência da OpenAI.
Especialistas, investidores e analistas têm observado que o número de pessoas que usam ferramentas de IA, vem crescendo, e o ChatGPT, da OpenAI, provavelmente o mais popular dos chatbots do mercado, já está desafiando o domínio do Google. As informações são da Reuters.
“Acho que para o Google neste momento, a IA é um negócio muito maior do que a decisão da justiça. A IA está mudando fundamentalmente como o produto de busca também funciona”, disse Arvind Jain, um ex-engenheiro do Google que trabalhou em produtos, incluindo a área de busca, por uma década.
Jain, que agora dirige uma empresa de busca corporativa chamada Glean, disse que o impacto da IA foi imediato em comparação com qualquer impacto dessas decisões dos tribunais, que levam muito tempo para afetar o mercado.
Leia mais:
O Google é o sinônimo de ferramenta de busca. A empresa comanda cerca de 90% da quota de mercado global, gerando cerca de US$ 175 bilhões em receitas anuais através do negócio.
Enquanto isso, a OpenAI lançou recentemente o SearchGPT, posicionando-se para competir com o Google no mercado de mecanismos de busca. Esta nova ferramenta permite aos usuários pesquisar na web em tempo real e resumir automaticamente os resultados do Bing da Microsoft.
A OpenAI vai desbancar o Google no ramo dos sites de busca?
- O SearchGPT da OpenAI pode não representar uma ameaça imediata ao Google e seu buscador, de acordo com especialistas do setor.
- No entanto, o impulso criado pelo ChatGPT em pouco tempo sugere que o Google deveria prestar atenção.
- A estratégia da OpenAI na implementação do SearchGPT foi elogiada por seu foco no feedback de um pequeno grupo de editores e usuários.
Apesar dos desafios, o Google continua a ser o motor de pesquisa preferido da maioria dos consumidores, garantindo o seu domínio contínuo no mercado. Porém, a ascensão de concorrentes como a OpenAI sinaliza uma mudança potencial no panorama das ferramentas de busca, levando o Google a reconsiderar a sua abordagem e a fazer as mudanças necessárias para se manter competitivo.