‘Glow up’ vem aí? O que esperar do evento da Apple

Apple deve aproveitar a ocasião para lançar linhas de aparelhos (ciPhone 16) e mostrar mais da Apple Intelligence, seu ‘pack’ de IA

O próximo grande evento da Apple está agendado para 9 de setembro, na sede da empresa, em Cupertino (Califórnia). E a big tech deve aproveitar a ocasião para lançar linhas de aparelhos (iPhone 16, Apple Watch 10, AirPods 4) e mostrar mais da Apple Intelligence, seu “pack” de inteligência artificial (IA) generativa.

O evento traz o slogan “It’s Glowtime”. É um trocadilho com “it’s showtime” (“é hora do show”) e “glow” (“brilho”), fazendo referência ao aspecto visual do Apple Intelligence. Quando em uso, a IA da Apple faz as bordas da tela do aparelho brilharem

‘It’s Glowtime’: o que vem por aí no evento da Apple

Uma parte da expectativa está voltada ao lançamento de aparelhos, principalmente da linha iPhone 16. A outra olha para a parte de software dos possíveis anúncios, com ênfase na Siri (pois é) e no Apple Intelligence.

logo da apple estilizado
Visual do novo evento da Apple faz referência ao design do Apple Intelligence (Imagem: Apple)

Veja abaixo um resumo do que esperar do próximo grande evento da Apple:

iPhone 16

Entre as novidades esperadas para a parte, digamos, mais modesta da linha iPhone 16 está a mudança no design das duas câmeras traseiras. Elas podem aparecer na vertical.

Já falando da parte mais avançada da nova linha – iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max – rumores apontam que os celulares devem trazer telas maiores que seus antecessores. E uma nova cor: bronze.

Pessoa segurando iPhone 15 Pro com Siri com Apple Intelligence ativada
Siri terá recursos de IA generativa (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Além disso, espera-se que o iPhone 16 seja o primeiro aparelho da Apple projetado com foco total em IA generativa – inovação que promete transformar a maneira como usuários interagem com o dispositivo.

O que acontece quando se coloca IA generativa num iPhone? A Apple ofereceu um vislumbre na Worldwide Developers Conference (WWDC), realizada em junho. Confira abaixo os destaques do que foi apresentado:

  • Genmoji (emojis gerados por IA);
  • Siri “mais inteligente” (capaz de responder a perguntas sobre agenda, e-mails e informações sobre passagens aéreas, por exemplo);
  • Parceria com a OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT;
  • Integração entre Apple Intelligence e ChatGPT-4o, modelo de IA mais avançado da OpenAI.

Apple Watch 10

Rumores de várias fontes afirmam que o Apple Watch Series 10 terá um aumento no tamanho da tela, com versões de 45mm e 49mm. Isso deixaria seu tamanho comparável ao do Apple Watch Ultra 2.

Também há chance de o Apple Watch 10 ser mais fino que seu antecessor. É o que disse o analista da Apple Ming-Chi Kuo. E a aposta corrobora com o que Mark Gurman escreveu na Bloomberg. Segundo o analista, a empresa trabalha para deixar seus aparelhos mais finos (o novo iPad Pro foi só o começo).

A Apple também pode mostrar um novo sistema magnético para prender as pulseiras do Apple Watch. Mas Gurman ressaltou que não está claro se isso estará pronto para o Apple Watch 10 ou chegará numa geração futura.

Apple Watch Ultra 3

O Apple Watch Ultra 3 pode ser anunciado, mas não se espera uma grande mudança de design. Ou seja, se aparecer, deve ter visual igual ou bem parecido ao apresentado em 2022.

Mergulhador usando Apple Watch Ultra no oceano
Novo Apple Watch Ultra deve continuar com visual apresentado em 2022 (Imagem: Divulgação/Apple)

Rumores sugerem que ele pode ter mais opções de cores, além de um novo chip. De resto, o próximo Apple Watch Ultra não deve receber grandes upgrades.

Também há rumores de que a Apple trabalha para introduzir novas ferramentas de saúde tanto para o Watch quanto para o Watch Ultra – por exemplo: monitor de glicose e pressão arterial; e sensor de apneia do sono. Mas existem disputas legais em andamento, o que prejudica a implementação.

AirPods 4

A quarta geração dos Apple AirPods também deve chegar em setembro. Rumores sugerem que, embora uma atualização dos AirPods Pro seja improvável até 2025, a Apple pode substituir os AirPods 3 e 2 por novas opções de AirPods 4 de médio alcance e de entrada.

airpods
Apple deve atualizar design, cores e carregamento da quarta geração de AirPods (Imagem: Your Hand Please/Shutterstock)

Esses novos AirPods terão designs atualizados, possivelmente novas cores, e farão a transição para carregamento USB-C. Os AirPods 4 de médio alcance da Apple também podem ter cancelamento de ruído ativo, recurso até então exclusivo para AirPods Pro.

Como assistir

O evento está marcado para começar às 14h (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo, em inglês, pela internet. Você poderá assistir no site oficial da Apple, pelo aplicativo Apple TV (Android e iPhone) e no YouTube.