“A China está passando por uma transição econômica radical”
Por: AGROLINK –
Durante um recente webinar AgriBusiness Global Live, o especialista em mercado de pesticidas e autor de www.agribusinessglobal.com, David Lee, respondeu a uma pergunta sobre as tendências atuais de preços dos principais herbicidas, fungicidas e inseticidas no mercado. produtos. Nos últimos dois anos, o complexo agroindustrial mundial tem enfrentado inúmeros problemas no fornecimento de agrotóxicos. Embora algumas dessas questões estejam sendo abordadas (ou as empresas tenham aprendido como lidar com elas), ainda existem vários obstáculos.
“O mercado de tebuconazol está em um nível de preços consistentemente baixo. Dada a demanda fraca e a oferta normal, espera-se que o preço permaneça inalterado e sem grandes oscilações. Em 2023, a demanda estará voltada para o consumo. Não há necessidade de melhorar os níveis de estoque de tebuconazol. Fornecimentos de protioconazol para o mercado chinês foram estabelecidos. O excesso de capacidade afeta o preço e ele cai. Em 2023, o custo do protioconazol tenderá a diminuir. A margem de comercialização inicial está diminuindo. Ainda haverá espaço para reduções de preço dependendo do tamanho do contrato”, indicou.
A longo prazo, a era dos produtos baratos produzidos em massa na China, que forneceu mercadorias aos mercados dos países desenvolvidos nas últimas décadas, está chegando ao fim, segundo ele. “A China está passando por uma transição econômica radical rumo a um modelo tecnologicamente inovador e sustentável. No futuro, as exportações da China para os EUA e para o mercado global serão completamente diferentes de hoje em termos de categoria, produtos de valor agregado e volume. No setor de proteção de cultivos, pode-se prever um aumento na proporção de nanopesticidas, produtos biológicos, formulações inovadoras, novos ingredientes ativos, etc”, conclui.