Sabe aquele bom cochilo depois do almoço? Sim, ele pode, de fato, melhorar o nosso rendimento no trabalho. E isso foi comprovado em uma nova pesquisa da Nasa.
O estudo mostrou que os cochilos de até 20 minutos ajudam a restaurar as funções cognitivas quase no mesmo nível de uma boa noite de descanso. E a recuperação da energia pode ser aproximadamente 50%.
O resultado saiu depois de uma observação e testes em pilotos. A agência espacial norte-americana apontou que quando eles dormiam por 26 minutos no período da tarde, melhoravam o estado de alerta em até 54% e os desempenhos eram impulsionados em 34%.about:blank
Cochilos realmente rápidos
A professora de psicologia e neurociência da Universidade Brock, Kimberly Cote, confirma a eficácia dos cochilos à tarde, mas faz um alerta quanto ao tempo.
Ela conta que 26 minutos de sono no meio do dia, assim como foi observado nos pilotos, nem sempre é uma boa ideia.
“Cochilos mais longos permitirão que você entre em um sono mais profundo, o que contribui para a chamada inércia do sono”, disse Kimberly, que é coautora de um estudo semelhante, à Business Insider.
A chamada inércia do sono é caracterizada por aquele estado de confusão logo depois do despertar.
Kimberly explica que as sonecas mais propícias devem durar entre 10 e 20 minutos. Isso vai proporcionar os benefícios de um ciclo de sono, sem os riscos da inércia do sono, concluiu.
Siesta é tradição na Espanha
Nós já mostramos aqui no Só Notícia Boa os segredos de longevidade dos países mais felizes do mundo. Entre eles, está a prática da siesta na Espanha.
No país, que tem expectativa de vida de 82,8 anos, é comum ver as pessoas fazendo uma espécie de pausa para descanso depois do almoço.
O nome siesta vem do latim. Os romanos costumavam descansar na sexta hora do dia, dividindo o tempo em 12 horas de luz e 12 horas de escuridão, daí a palavra siesta.
E em meados do século XX, camponeses expostos ao calor constante no verão da Espanha também começaram a fazer pausas durante os horários em que o sol estava mais forte, logo depois do almoço. E isso virou tradição no país.
E aí? Já sabe como vai tirar a sua soneca depois do almoço? Aproveita porque dormir não custa nada, né?
Com informações de Época Negócios e SNB