Você já se perguntou o que os governos fariam se tivessem a chance de construir uma nova cidade do zero? Bem, isso já é uma realidade em alguns países. Os desafios de erguer um novo município hoje em dia são certamente diferentes dos enfrentados no passado. A eficiência ambiental e energética, assim como muitos outros fatores, desempenham um papel importante em como essas cidades do futuro se desenvolverão. Também custa muito dinheiro levantar um novo centro urbano, então esses megaprojetos são realmente espetaculares em sua grandiosidade.
Sabah Al Ahmad Sea City, Kuwait
A Cidade do Mar de Sabah Al Ahmad é a nova cidade artificial do Kuwait no Golfo Pérsico e está sendo construída ao redor de canais escavados. O município tem 200 km de litoral com praias incríveis.
As obras começaram em 2002, mas até agora apenas três das dez fases da construção planejadas foram concluídas.
Dholera Smart City, Índia
A Dholera Smart City está planejada para ser duas vezes maior que Mumbai. Com infraestrutura de última geração, a cidade inteligente pretende abrigar cerca de duas milhões de pessoas e criar 800.000 empregos até 2050
Dholera Smart City, Índia
A construção enfrentou alguns desafios, como a localização propensa a inundações e alguns investidores desistindo do negócio. Ainda assim, o aeroporto de Dholera Smart City deve ser inaugurado em 2026 e, até 2031, a cidade terá uma ligação ferroviária.
Waterfall City, África do Sul
Localizada nos arredores de Joanesburgo, a nova Waterfall City agora abriga um dos maiores shoppings do país: o Mall of Africa.
NEOM, Arábia Saudita
NEOM é um projeto inovador de US$ 1,5 trilhão que envolverá uma megacidade destinada a abrigar nove milhões de pessoas. O município terá muitos arranha-céus e nenhuma estrada, pois tudo estará a uma curta distância.
NEOM, Arábia Saudita
Uma conexão ferroviária de alta velocidade deverá conectar The Line, que é como a cidade será moldada: em uma simples linha reta
Port City Colombo, Sri Lanka
Lançado em 2014, o Port City Colombo foi planejado para abrigar 80.000 pessoas, ter uma marina, um centro financeiro e edifícios residenciais à beira-mar, além de um shopping duty-free.