Objeto data ao menos 1.800 anos e pertencia à Minerva, deusa da guerra e da sabedoria
Um anel de 1.800 anos com a gravura de uma deusa romana segurando uma espada e uma lança foi encontrado recentemente em uma antiga pedreira ao norte de Israel, no Monte Carmelo. Ao que indicou especialistas, o objeto, descoberto por um garoto de 13 anos que caminhava próximo ao local, pertencia à Minerva, deusa da guerra e sabedoria — equivalente romano da deusa grega Atena.
Anel de deusa romana descoberto em Israel:
- Feito de bronze, o anel foi descrito como “um pequeno item verde”;
- Conforme divulgado pela Live Sciense, o objeto também deve ter pertencido a uma menina ou mulher durante o período romano tardio (segundo ao terceiro séculos d.C.);
- Especialistas acreditam que um trabalhador da pedreira da época também pode ter tido posse do anel e perdido;
- Há ainda a possibilidade de ele ter sido enterrado ali propositalmente, como uma oferenda funerária devido a sepulturas próximas. “Há duas cavernas funerárias na borda da pedreira. São muitas possibilidades”;
- O artefato foi transferido para o Departamento de Tesouros Nacionais de Israel;
- Ele ficará em exposição no Campus Nacional Jay e Jeanie Schottenstein de Arqueologia de Israel, localizado em Jerusalém.
Segundo Nir Distelfeld e Eitan Klein, inspetores da Unidade de Prevenção de Roubo da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA), Minerva, que era popular na região durante o período romano, era “considerada, entre outras coisas, como a deusa da guerra e da estratégia militar, por isso também a deusa da sabedoria”.
“Estava corroído e, a princípio, pensei que fosse apenas um parafuso enferrujado”, disse Yair Whiteson, garoto que encontrou o artefato junto com o pai.
“Pensei em aquecê-lo, mas, felizmente, entendi que era um anel. Em casa, vi que tinha uma imagem nele. À primeira vista, pensei que fosse um guerreiro.”
Leia mais!
Neste lindo anel, preservado na sua totalidade, está a imagem de uma figura nua com capacete. Em uma mão ela segura um escudo, e uma lança na outra. A identificação de Yair da figura como um guerreiro está muito próxima da realidade. A figura é — aparentemente, a deusa Minerva da mitologia romana, conhecida também como Atena na mitologia grega. Esta deusa, que era muito popular durante o período romano na Terra de Israel.Nir Distelfeld e Eitan Klein, inspetores da Unidade de Prevenção de Roubo da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).
Os pesquisadores destacaram que o anel foi encontrado perto do Khirbet Shalala, sítio arqueológico que fica no topo de uma colina no centro das Montanhas Carmelo. O local foi explorado e documentado no passado pelos pesquisadores do Fundo de Exploração da Palestina do século XIX e pelo famoso arqueólogo israelense Prof. Ruth Amiran.
“O anel agora conecta-se aos dados recolhidos aqui em escavações e pesquisas anteriores e lança luz adicional sobre este local”, concluíram Distelfeld e Dr. Klein.